A Kia já é um gigante estabelecido no mercado de EV, tendo introduzido versões elétricas do Soul e Niro, bem como modelos elétricos dedicados, como o crossover EV6 e o maior SUV EV9. No entanto, a montadora coreana tem vários novos EVs em desenvolvimento, incluindo o Kia EV4, que deve competir no segmento de SUVs subcompactos. Este modelo atenderá principalmente às necessidades dos compradores europeus e destina-se a servir como um novo ponto de entrada na faixa de emissão zero da Kia, pelo menos antes que o menor EV3 entre no mercado.
A Kia manteve a boca fechada sobre os detalhes sobre seus próximos EVs, além de um vago teaser de grupo lançado em 2021. No entanto, como sugere a convenção de nomenclatura da montadora, o EV4 será muito menor que o EV6 (que mede 4.680 mm), bem como a próxima versão de produção do conceito EV5. Lendo nas entrelinhas, o EV4 provavelmente terá uma pegada semelhante ao Soul EV de segunda geração que estreou em 2018 e ao Seltos.
Informações sobre o Kia EV4 2025:
Ver más: Honda Civic Type R: carro de tração dianteira mais rápido de todos os tempos
Embora ainda não haja fotos de espionagem do próximo EV4, nossas fontes criaram uma renderização especulativa com base em rumores e usando a linguagem de estilo da Kia, “Opposites United”. O veículo resultante segue as sugestões do EV6 maior, como a linha da janela, as lanternas traseiras que se conectam aos para-lamas traseiros e o revestimento do perfil. No entanto, tem uma aparência menos futurista do que o carro-chefe EV9, com um painel frontal que lembra o Carens movido a ICE. Podemos esperar que o EV4 ofereça acabamentos GT-Line e GT mais esportivos, que foram populares entre os compradores no passado.
Espera-se que o interior do Kia EV4 tenha um cockpit digital com telas duplas alojadas no mesmo painel, semelhante à configuração encontrada no Kia Sportage. A empresa também pode incorporar materiais sustentáveis para os estofados, como já fizeram muitas de suas rivais nesse segmento. Além disso, a plataforma elétrica do EV4 permitirá um espaço interno semelhante, apesar de ter uma pegada menor do que alguns de seus concorrentes, fazendo uso eficiente do espaço disponível.
Plataforma e powertrains
Como todos os novos modelos de emissão zero da Hyundai e da Kia, espera-se que o próximo EV4 seja montado na arquitetura E-GMP dedicada. Essa plataforma permitirá que o crossover pegue emprestado as opções de bateria de 58 kWh e 77,4 kWh do EV6 maior, fornecendo uma faixa competitiva. Da mesma forma, o único motor elétrico do EV6 básico que produz 168 hp (125 kW / 170 PS) e 350 Nm (258 lb-ft) de torque parece uma ótima opção para o segmento.
Em termos de tecnologia, espera-se que o Kia EV4 venha equipado com a mais recente versão da suite ADAS da Kia, que se chama “AutoMode”. Além disso, o modelo provavelmente será compatível com atualizações over-the-air (OTA) e serviços de recurso sob demanda (FoD) ativados por software, que estarão disponíveis a um custo. Esses recursos foram anunciados pela primeira vez no carro-chefe do SUV EV9 e devem estar disponíveis em toda a linha nos próximos anos.
Se os rumores forem verdadeiros, o Kia EV4 deve estrear como um dos novos modelos de emissão zero no final de 2023 ou no primeiro semestre de 2024. Como resultado, devemos começar a ver protótipos camuflados do EV usando uma carroceria de produção em um futuro próximo. Além da Kia, a Volkswagen também está trabalhando em um SUV menor, totalmente elétrico, que deve estrear antes de 2026.