A marca de jipe em 82 anos nunca antes havia tido um carro 100% elétrico em sua linha. Agora, o novo jeep vengador é o primeiro passo da empresa americana em direção a uma linha totalmente elétrica até 2030.
Antes disso, em 2025, trará ao mercado outros três novos carros com emissão zero para ocupar vários dos segmentos mais importantes do setor. Enquanto isso, alguns modelos da linha de Jeep já possuem versões híbridas plug-in 4xe.
Este Jeep Avenger vem com os elogios, entre outros, de Carro Europeu do Ano 2023 e Melhor SUV Familiar no Women’s World Car Awards 2023. O modelo conquistou os olhos tanto dos críticos quanto do público.
Ver también: Veículos elétricos: O que a Europa nos ensina?
As 4 chaves para o novo Avenger
O novo SUV elétrico compacto Jeep feito para clientes europeus. Na verdade, ele será construído exclusivamente em solo europeu, na fábrica polonesa de Stellantis, na cidade de Tychy.
Para isso, baseou sua abordagem em 4 elementos chave: design, dimensões, interior, powertrain. Além disso, aspectos como segurança, qualidade, preço, facilidade de condução, desempenho e ambiental tiveram que acompanhar estes seis eixos a fim de oferecer um modelo elétrico.
Design
Primeiramente, o Jeep Avenger apresenta uma cintura muito alta, o que lhe confere uma aparência muscular auxiliada pelos arcos de rodas trapezoidais assinados pela marca.
Todo o perímetro da carroceria tem protetores de plástico para colisões. As extremidades dianteira e traseira também são equipadas com conjuntos de luzes minimalistas para um visual esportivo.
Dimensiones
Este SUV elétrico é o menor modelo da linha de jipes. Ele mede apenas 4,08 metros de comprimento (16 centímetros mais curto que o Renegade), 1,77 m de largura e 1,52 m de altura.
Embora a marca declare que pode acomodar cinco pessoas, o carro fica mais adequado para quatro passageiros. Já a bagageira oferece 355 litros de capacidade.
Interior
Apesar de seu tamanho compacto, o interior é bem feito. Os assentos do motorista e do passageiro são espaçosos e confortáveis.
Portanto, o painel é minimalista e apresenta uma tela central de 10,25 polegadas e uma tela de informação e entretenimento de 7 polegadas ou 10,25 polegadas (dependendo do modelo) de instrumentos.
É de destacar o grande espaço de armazenamento interior, em múltiplos bolsos modulares, totalizando 34 litros, como uma mala de cabine.
Powertrain
Contudo, o Jeep Avenger vem alimentado por um motor elétrico com uma potência máxima de 115 kW (156 cv) e 260 Nm de torque produzido por uma bateria de 17 módulos de 102 células de íons de lítio com uma potência de 54 kWh.
É altamente eficiente, com um consumo de energia de 15,4 kWh por 100 quilômetros no ciclo WLTP. Este baixo consumo de combustível alcançado graças ao peso leve do veículo, com um peso de 1.500 quilos na balança.
Ver también: Lancia Gamma: O próximo carro-chefe EV da Lancia