A Jaguar quer se recuperar da “mediocridade” e fará isso visando compradores ricos com designs polarizadores. Isso é de acordo com comentários feitos a investidores pelo chefe da JLR no mês passado.
Em uma discussão franca sobre o enorme desafio enfrentado pela marca histórica, mas em dificuldades, o novo CEO da Jaguar Land Rover, Adrian Mardell, e o chefe de design, Gerry McGovern, relembraram como a Jaguar foi bem-sucedida na década de 1990, especialmente na América do Norte, quando seus carros eram mais caros e visavam um grupo demográfico mais rico do que a marca perseguia nos últimos 20 anos.
Jaguar mira o mercado norte-americano:
Ver más: Volkswagen Jetta GLI 2024: Edição especial do 40º aniversário
“Existem 20 milhões de milionários apenas nos EUA”, relata a Auto News Europe, dizendo Mardell. “Portanto, um posicionamento de menor volume e maior preço é absolutamente a posição certa para a Jaguar hoje.”
Mas os chefes da JLR admitiram que a estratégia da marca de perseguir o volume durante as duas décadas anteriores, primeiro sob a Ford e depois na Tata, significava que ela havia perdido contato com a rica comunidade de compradores de carros. Enquanto Mardell admitiu diplomaticamente que “é razoável supor que há muito trabalho para construir esse valor de marca”, McGovern foi mais direto em sua avaliação e sobre a necessidade de designs “destemidos” concebidos para chocar e reengajar os ricos.
Preço e autonomia:
“O que não nos preocupa é sermos amados por todos, porque esse é o beijo da morte”, relata o Auto News Europe, dizendo McGovern sobre os novos designs polarizadores vindos do Jaguar.
Ainda este ano, a Jaguar revelará o primeiro de três novos veículos totalmente elétricos, um GT de quatro portas com autonomia de até 700 km, que estará nas concessionárias em 2025 com preços a partir de R$ 590.195,46. Mais dois EVs virão, ambos construídos a partir da mesma nova plataforma JEA (Jaguar Electric Architecture), e temos dinheiro em pelo menos um deles perseguindo o público da Bentley, enquanto algum tipo de crossover também parece provável.