A Hyundai Motor acaba de superar a Samsung e se tornar a empresa de capital aberto mais lucrativa da Coreia do Sul, após um trimestre de sucesso em que suas vendas e lucros aumentaram consideravelmente.
A montadora revelou em seu relatório de resultados do primeiro trimestre que a receita gerada por suas vendas saltou 24,7% no último trimestre em comparação com 12 meses atrás, contribuindo para um aumento de 86,3% no lucro operacional. Isso ocorreu devido ao aumento global de 13,2% nas vendas da Hyundai, para 1.021.712 unidades no período de janeiro a março.
O que explica tanto sucesso da Hyundai?
Ver más: Nova Amarok: o sucesso de vendas no Brasil
Algumas razões explicam o salto na receita. Por exemplo, as vendas de SUVs da Hyundai aumentaram, enquanto a marca Genesis também foi se fortalecendo. A marca também vendeu quase 66.000 veículos elétricos no primeiro trimestre, um aumento de 48% em relação ao ano anterior, informou o Korea Times.
“As vendas nos mercados fora da Coréia aumentaram 10,7%, para 830.665 unidades, enquanto as vendas na Coréia aumentaram 25,6%, para 191.047 unidades”, observou a Hyundai em seu relatório financeiro. “As fortes vendas resultaram principalmente da melhoria da produção, à medida que o fornecimento de chips e componentes se estabilizou em todo o mundo”.
A Hyundai continua a fazer investimentos significativos no segmento de veículos elétricos. Está avançando com planos de estabelecer uma fábrica de células de bateria EV na Geórgia com a sul-coreana SK On, a quinta maior fornecedora mundial de baterias EV. Hyundai Motor, Kia e Hyundai Mobis aprovaram recentemente o plano, tendo anunciado pela primeira vez um acordo com a SK On em novembro de 2022 com o objetivo de garantir o fornecimento de baterias EV para alguns mercados.
O investimento total para a joint venture deve chegar a R$ 25 bilhões, com Hyundai Motor Group e SK On, cada um com 50% de participação na empresa. Espera-se que esta fábrica de baterias comece a fabricar no segundo semestre de 2025 e terá capacidade para produzir 35 gigawatts de baterias EV anualmente. Isso é suficiente para alimentar 300.000 EVs.