Primeiramente, elas se concentraram no desenvolvimento de motores de combustão com “emissão zero”. Nas últimas horas, a Kawasaki, a Suzuki, a Honda e a Yamaha anunciaram que receberam aprovação do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão para formar uma parceria de pesquisa tecnológica, chamada HySE (Hydrogen Small Mobility & Engine Technology), que tem como objetivo desenvolver motores movidos a hidrogênio para veículos compactos.
Kenji Komatsu, presidente indicado da HySE e diretor executivo do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Técnico da Yamaha Motor Co. Ltd., comentou: “Estamos comprometidos com o esforço de pesquisa necessário para desenvolver motores movidos a hidrogênio e preservar os motores de combustão, que resumem o que nossos antecessores fizeram na busca por elementos que durarão por muitos anos.
É importante esclarecer que o uso do hidrogênio apresenta desafios técnicos, incluindo respostas químicas que resultam em combustão instável e capacidade limitada do tanque de combustível. Para enfrentar esses desafios, os membros da HySE estão comprometidos com a pesquisa, aproveitando sua ampla experiência e tecnologias no desenvolvimento de motores a gasolina. Para isso, eles pretendem trabalhar juntos com a missão de estabelecer um padrão de design para motores pequenos movidos a hidrogênio.
Ver también: F1 2023, Max Verstappen em Mônaco: a liderança do campeonato
O papel de cada marca no HySE
Antes de tudo, veja a seguir o que cada uma das empresas japonesas fará no acordo:
- Honda: Pesquisa sobre desenvolvimento baseado em modelos de motores movidos a hidrogênio.
- Suzuki: Estudo de elementos sobre funcionalidade, desempenho e confiabilidade de motores movidos a hidrogênio.
- Yamaha e Kawasaki: Pesquisa prática usando motores reais movidos a hidrogênio para funcionalidade, desempenho e confiabilidade.
- Yamaha: estudo dos requisitos para um sistema de reabastecimento de hidrogênio e pequenos tanques de hidrogênio para a mobilidade de veículos.
- Kawasaki: estudo de equipamentos auxiliares para um sistema de reabastecimento e tanques de combustível, e equipamentos instalados entre o tanque de combustível e o injetor.
Contudo, além das quatro marcas mencionadas acima, a Toyota participa da parceria como membro especial. Sendo assim, uma das principais montadoras envolvidas no desenvolvimento do hidrogênio aproveitará sua experiência em experimentos, análises e projetos de grandes unidades de energia movidas a hidrogênio, aos quais acrescentará os resultados da HySE.
Ver también: Teste do Toyota Corolla 200H GR Sport: esportividade dos sonhos