A Goodyear usa óleo de soja, casca de arroz e resina de pinheiro para criar um pneu com 90% de materiais sustentáveis. E é aprovado para uso em estradas.
Ver más: Nova VW Saveiro 2024
Um aumento na conscientização e consideração pelo meio ambiente nos últimos anos está levando os fabricantes de pneus a criar metas de sustentabilidade mais agressivas. A Goodyear, que tem o objetivo declarado de lançar seu primeiro pneu 100% sustentável até 2030, está avançando em direção a esse futuro com um pneu de demonstração apresentado na CES na semana passada.
Produzido com 90% de materiais sustentáveis, o pneu de demonstração já passou em todos os testes regulatórios e internos necessários para uso em estradas. É claro que passar nos testes regulamentares não significa nada em termos de desempenho do pneu, já que muitos pneus ruins são aprovados para uso na estrada.
Além da borracha natural, os pneus modernos utilizam aço, tecidos, polímeros sintéticos e uma longa lista de produtos químicos para manter seu carro em contato com o asfalto abaixo. Esta miscelânea de materiais tem um efeito adverso sobre o meio ambiente.
À medida que os pneus se desgastam, eles deixam para trás pedaços de borracha e produtos químicos que poluem o meio ambiente. Não é o pneu mais novo da Goodyear, no entanto. Deixa para trás um cheiro de tofu e, estranhamente, um toque de aguardente de pinho.
Os fabricantes de pneus são notoriamente discretos quando se trata da composição química do composto de seus pneus. Tanto que muitas vezes essas empresas evitam registrar marcas sobre o assunto para evitar que os concorrentes roubem essas informações.
Goodyear, no entanto, compartilhou os 17 principais ingredientes em 12 componentes que fazem esses pneus rodarem. Esta receita inclui óleo de soja, para manter o pneu maleável em temperaturas variáveis; sílica de cinza de casca de arroz, para melhorar a aderência; e resina de pinus, que substitui as resinas padrão à base de petróleo.
A Goodyear admitiu que ainda não determinou a escala necessária para trazer o pneu de demonstração ao mercado. Mesmo assim, a empresa planeja lançar um pneu 70% sustentável no mercado até o final do ano.