Fiat Punto: Saiba os motivos de seu sucessor ter sido cancelado

As montadoras geralmente mantêm os projetos cancelados em segredo, mas às vezes temos uma dica do que está acontecendo a portas fechadas. O exemplo mais recente é o projeto de uma década para um sucessor abortado do Fiat Punto.

Durante a apresentação do novíssimo 600, o CEO da Fiat, Olivier François, revelou que o projeto de um novo veículo do segmento B não é recente, pois traça suas rotas na era pré-Stellantis. Em 2013, Antonio Massacesi, que agora é chefe de Novos Produtos da Fiat, foi o responsável pelo sucessor do Grande Punto que nunca viu a luz do dia.

O que aconteceu com o quase sucessor do Fiat Punto?

Fiat Punto: Saiba os motivos de seu sucessor ter sido cancelado

Ver más: Ford Maverick 2024: Mudanças pontuais são reveladas

Segundo Massacesi, o ex-CEO da FCA, o falecido Sergio Marchione, estava “cético em relação ao segmento B por considerá-lo muito competitivo e pouco lucrativo”. Ainda assim, ele gostou da ideia de um “500 maior” que seria “mais ambicioso do que um Punto, Fiesta ou Clio”, mas com “preços muito melhores”.

O modelo inicialmente recebeu luz verde e a equipe foi colocada para trabalhar. Infelizmente, após um período de on-off, o projeto desmoronou, pois ficou claro que uma nova plataforma era necessária. Um possível concorrente era a arquitetura SSCC, desenvolvida em conjunto pela FCA e GM, que já sustentava o Fiat Grande Punto 2005, o Opel Corsa 2006 e o Alfa Romeo MiTo 2008. No entanto, Massacesi admitiu que este já estava desatualizado na época em termos de segurança e emissões. Sem nenhuma outra marca disposta a dividir os custos, a Fiat teve que abandonar a ideia de um novo supermini, focando em projetos mais viáveis.

A apresentação incluiu um esboço oficial do substituto cancelado do Punto mostrado como um antecessor do 600, que é a última entrada da Fiat no segmento B. A ilustração de 2013 se parece muito com o 500X, o que não é surpreendente, já que o SUV passou a se tornar o “maior 500”, combinando um interior mais espaçoso com maior distância ao solo e um estilo retrô aventureiro. Na verdade, um olhar mais atento revela que é uma versão ligeiramente ajustada de um esboço de desenvolvimento oficial para o Fiat 500X publicado pela revista Auto&Design em 2014 como parte da história do design.

Por que não usar a mesma base do Jeep Renegade?

O que é intrigante é que o Fiat 500X, que foi originalmente lançado em 2016 e permanece disponível hoje praticamente inalterado, foi baseado na arquitetura Small Wide 4×4, que em si é uma evolução da plataforma SCCS. Não está claro por que um sucessor do Punto não poderia usar as bases que também são usadas pelo Jeep Renegade.

De qualquer forma, a Fiat interrompeu a produção do Punto envelhecido em 2018, após uma produção aparentemente interminável de 13 anos. Hoje, a montadora tem uma nova abordagem com o novo 600e B-SUV, utilizando a caixa de peças da Stellantis para sua plataforma e um trem de força totalmente elétrico. A única diferença é que o novo modelo custa a partir de R$ 192.594,94 antes dos incentivos, o que é mais que o dobro do preço do último Punto.

imagen de precarga
Cargando...