Enquanto a maioria dos entusiastas de carros espera que o Tokyo Auto Salon 2023 no Japão abra oficialmente seus portões nesta sexta-feira, 13 de janeiro, alguns deles se esqueceram da Delhi Auto Expo 2023 que ocorre na Índia. Foi aqui que a Suzuki revelou seu eVX Concept, que prevê um crossover elétrico a bateria de produção que deve ser lançado em 2025.
Ficha Técnica para eVX Concept:
Ver más: Renault Captur 2024
De para-choque a para-choque, o novo Suzuki eVX Concept mede 4.300 mm de comprimento. Isso o torna 125 mm mais longo que o Vitara e 45 mm mais curto que o novo Grand Vitara. Com 1.800 mm de largura e 1.600 mm de altura, é 5 mm mais largo que o último e 35 mm mais curto. Eles ainda não mencionaram o comprimento da distância entre eixos, mas provavelmente é comparável ao do Grand Vitara.
“Estou muito feliz em revelar o eVX, nosso primeiro EV estratégico”, disse o presidente da Suzuki, Toshihiro Suzuki. “No Grupo Suzuki, lidar com o aquecimento global é uma prioridade. Estamos promovendo uma série de medidas globais para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. A Suzuki continuará fornecendo produtos valiosos para nossos clientes em todo o mundo, otimizando-os para a maneira como diferentes pessoas vivem e dirigem”.
Enviando vibrações Dacia Bigster, o show car eVX parece um crossover Suzuki do futuro. Possui faróis de LED em forma de V conectados à grade, um grande logotipo corporativo no meio do para-choque, capô musculoso e placa antiderrapante. Há uma grande quantidade de revestimento de plástico preto nas partes inferiores do corpo e linhas nítidas ao longo do perfil. Também podemos ver alguns elementos de proteção nas partes inferiores das portas e cavas das rodas quadradas.
Mais atrás, possui tampa traseira vertical, sendo a peça central dominada pelos faróis que se unem em um único conjunto. O tejadilho, ligeiramente arqueado para trás, termina com um spoiler de bolha dupla, e o difusor tem uma luz de travagem incorporada no meio. As câmeras laterais substituíram os espelhos tradicionais e parece que o escritório tem janelas laterais sem moldura. As rodas têm um desenho intrincado, e foram envoltas em pneus normais que provavelmente ajudam a melhorar a autonomia, além de reduzir os ruídos transmitidos para a cabine.
Não conseguimos vislumbrar o interior no momento em que escrevemos, pois a montadora japonesa não estava disposta a descobri-lo. Além disso, não é visível através das janelas fortemente coloridas, e não ficaríamos surpresos ao saber que ainda não está pronto. Ainda assim, isso é pura suposição, pois podemos estar errados, então você pode querer tomá-lo com a proverbial pitada de sal.
A Suzuki afirma que o novo eVX Concept possui uma bateria de 60 kWh, que permite um alcance de 550 km no MIDC (Modified Indian Driving Cycle). Os detalhes sobre o trem de força elétrico a bateria ainda são desconhecidos.