Duelo SUV: Peugeot 3008 vs Citroën C5 Aircross, qual comprar? O surgimento de plataformas modulares permitiu a muitos fabricantes de automóveis não apenas desenvolver modelos de tamanhos diferentes para serem montados na mesma arquitetura, mas também otimizar recursos industriais unificando componentes e tecnologias entre vários modelos, por exemplo, de utilitários esportivos.
Atualmente, é cada vez mais comum ver veículos de diferentes marcas pertencentes ao mesmo grupo automotivo que diferem entre si apenas porque têm um logotipo diferente na grelha.
Ver también: Honda: Compromisso com os carros elétricos os 3 próximos SUVs
Peugeot 3008 vs Citroën C5 Aircross
Poderíamos dizer que o Peugeot 3008 e o Citroën C5 Aircross têm algo da mesma coisa. Mas cada um tem seu próprio visual distinto e respeita a herança da marca à qual pertence.
Aqui olhamos os prós e contras de cada um destes SUV de tamanho médio de fabricação francesa, que são comercializados de acordo com estratégias diferentes dependendo da marca que representam e que, apesar de serem “irmãos”, são, no entanto, rivais.
Peugeot 3008 vs Citroën C5 Aircross: as nuances do mesmo DNA
A diferença mais marcante entre os dois é definitivamente a reestilização, recentemente atualizada. Embora a estética seja uma questão de subjetividade, em algum momento eles marcam o perfil de cada modelo.
Enquanto o Peugeot 3008 tem uma carroceria mais afiada e esportiva, o Citroën C5 Aircross tem linhas arredondadas com um toque de modernidade. Como a faixa de LED que percorre a largura da grade frontal, como o Volkswagen Taos, outro modelo no segmento de tamanho médio.
Mecânica de SUV e desempenho de ambos os carros
Em termos de posicionamento, o alcance do 3008 é mais amplo do que o do C5 Aircross. O único ponto em comum aqui é o familiar motor turbo de 165 cv de 1,6 litros acoplado a uma caixa de seis velocidades automática e tração em uma única roda.
O Peugeot também tem uma variante 2.0 turbodiesel (150 cv com caixa de câmbio AT8) é uma variante híbrida que compreende um motor a gasolina de 197 cv 1.6 combinado com dois motores elétricos que, ao trabalharem juntos, proporcionam uma potência total de até 300 cv. Neste caso, a transmissão é automática de 8 velocidades (com conversor de torque) e é a única opção na faixa com tração nas quatro rodas.
O 1.6 THP é um motor muito energético que permite que ambos os SUVs ofereçam desempenho semelhante. A aceleração de 0-100 km/h é de aproximadamente 9,5 segundos e atinge uma velocidade máxima de cerca de 195 km/h.
Quanto ao consumo de combustível, o consumo médio de combustível de ambos é de cerca de 13 km/l. Razão pela qual o alcance também será o mesmo, pois ambos têm um tanque de combustível com capacidade de 53 litros. Vale ressaltar que a caixa de câmbio tem uma posição esportiva e oferece a possibilidade de mudar de marcha também através da operação das pás atrás do volante.
No entanto, as diferenças mais marcantes podem ser vistas na afinação de cada modelo. Enquanto ambos têm direção elétrica, o 3008 é mais fácil de manobrar graças à menor circunferência do volante.
Ver también: Lançamento: novo Renault Alaskan Intens AT