Os freios para carros são um componente de vital importância para garantir a segurança. Eles são responsáveis pela parada do veículo, o que é importante com as altas velocidades nas quais ele pode chegar. Apesar de ser um componente chave, muitos usuários não prestam muita atenção à sua manutenção e não sabem como ela funciona. Vamos falar sobre o sistema de frenagem e como funcionam os freios do carro.
Ver también:
Android Automotive OS: veja de perto o novo cérebro digital do carro
Como funcionam os freios do carro
A operação pode ser diferente, dependendo do tipo de sistema utilizado. Em geral, pode-se dizer que o objetivo é parar o veículo e, para isso, o movimento das rodas, que são as que estão em contato com o solo, deve ser limitado. Assim, cada roda terá um freio, uma solução que é feita para que o equilíbrio entre todas elas seja o máximo possível.
Normalmente são divididos dois a dois, separando o eixo dianteiro do eixo traseiro. As rodas dianteiras devem ter uma maior capacidade de frenagem devido às inércias. Portanto, é bastante comum ver freios de maior ou melhor capacidade no eixo dianteiro, enquanto que freios menos capazes estão no eixo traseiro.
Diferentes tipos de freios
Dito isto, no mundo automobilístico vemos principalmente dois tipos de freios nos carros: freios de tambor e freios de disco.
Freios a tambor
Os freios a tambor são cada vez menos comuns na indústria, mas eram realmente importantes no passado, embora também estejam sendo dentro em alguns carros elétricos. Eles consistem em um tambor cilíndrico coberto por um sistema de freio que estão por um pistão e esfregadas contra as paredes do tambor. Desta forma, as rodas são paradas de forma bastante eficiente e, sobretudo, a um baixo custo. A chave deste sistema é quão barato é fabricar e quanto tempo dura, embora não tenham tanta capacidade quanto os freios a disco.
Freios a disco
Os freios a disco são a solução que vemos hoje na grande maioria dos carros. Eles consistem de um disco em cada roda, que tem almofadas dentro de um calibrador. O princípio é semelhante ao do tambor, embora eles sejam mais potentes e mais capazes de suportar altas temperaturas. Por outro lado, são mais caros de produzir, embora a indústria atual tenha conseguido reduzir os custos. Tanto as almofadas quanto os discos podem ser feitos de diferentes compostos, dependendo das exigências.
guía automática, su mayor fuente de noticias sobre automóviles en Internet.