Com o advento dos carros elétricos, qualquer pequeno ganho de eficiência automaticamente vira um aumento de autonomia. No entanto, a aerodinâmica sempre foi um objeto de estudo de especialistas para aumentar a eficiência dos carros e hoje nós vamos te contar um pouco mais sobre isso. Portanto, sente-se confortavelmente, pois hoje aqui no guia auto, vamos falar um pouco sobre aerodinâmica.
Aerodinâmica: Grande aliada do seu bolso
Você querido leitor com certeza se lembra dos carros antigos que eram muito quadrados. Podemos citar como exemplo aqui a primeira geração de carros icônicos como o Gol e a Parati. No entanto, quando os carros são muito quadrados, uma coisa muito importante começa a acontecer.
Linhas quadradas oferecem muita resistência ao ar que está passando pelo carro e isso faz com que o vento “segure” o seu carro enquanto o mesmo está em movimento. Então imagine comigo, o seu motor já precisa gastar força para levar o peso do carro, o seu peso e dos passageiros e das bagagem e cargas que o mesmo está levando.
Adicione a isso a força que o vento está fazendo contra o movimento do carro. Tudo isso somado vai aumentar e diminuir a eficiência do combustível que você colocou no tanque. Para trabalhar nisso, os engenheiros estudam a aerodinâmica, que nada mais é do que uma tentativa de deixas as curvas dos carros mais suaves. Dessa forma, eles conseguem “cortar” o vento e diminuir assim o consumo, seja de combustível ou de energia das baterias.
Por isso as marcas possuem túneis de vento e também simuladores para testar milhares de vezes os carros antes de serem colocados a venda. Por fim, deixe nos comentários se você gosta desse tipo de matéria. Muito obrigado.
guía automática, tu mayor fuente de noticias sobre coches eléctricos en Internet.