O CEO da Toyota será substituído em 1º de abril por Koji Sato, que atualmente atua como presidente da Lexus e da Gazoo Racing, divisão de automobilismo e carros de alto desempenho da montadora.
Ver más: Citroën C4 X
Akio Toyoda, presidente e CEO da Toyota Motor Corporation, renunciará ao cargo de chefe da montadora japonesa em 1º de abril, anunciou a empresa hoje. Toyoda, 66, se tornará o presidente do conselho de administração, com o atual presidente Takeshi Uchiyamada se aposentando, embora ele permaneça como membro do conselho. Toyoda é neto do fundador da empresa, Kiichiro Toyoda, e é o CEO desde 2009.
O afastamento do CEO da Toyota pode ser o começo da eletrificação
Ele será sucedido por Koji Sato, atualmente presidente da marca Lexus e da Gazoo Racing, a divisão de automobilismo da Toyota que também desenvolveu os carros de alto desempenho da marca, incluindo o GR Supra e o GR Corolla. Sato, 53 anos, começou na função em 2020.
O anúncio pode sinalizar uma mudança estratégica na abordagem da Toyota para veículos elétricos. Embora a empresa tenha sido pioneira em híbridos com o Prius, sob o reinado de Toyoda, a montadora relutou em se comprometer com uma transição para uma linha totalmente elétrica, citando preocupações com a abundância de matérias-primas que tal movimento exigiria.
O lançamento do primeiro EV dedicado da Toyota, o bZ4X, também foi ruim, com um recall e parada de venda no ano passado por parafusos defeituosos do cubo da roda. Embora o crossover elétrico tenha sido relançado recentemente, a montadora tem baixas expectativas de vendas.
Mas com a saída de Toyoda, as prioridades da marca podem mudar. “Devido à minha forte paixão por carros, sou uma pessoa antiquada em relação à digitalização, veículos elétricos e carros conectados”, disse Toyoda, conforme relatado pelo The Financial Times. “Essa é a minha limitação.”
Os jovens e o futuro da Toyota
Ele reconheceu que o novo pessoal poderá mudar a direção da empresa, explicando que precisa “dar um passo atrás para permitir que os jovens entrem no novo capítulo de como deve ser o futuro da mobilidade”.
Em 2021, a empresa exibiu uma série de potenciais futuros EVs que estava pensando e anunciou um investimento de US $ 35 bilhões em veículos elétricos, e a nomeação de Sato pode fazer com que muitos desses conceitos cheguem à produção com um influxo de financiamento dedicado à eletrificação. No entanto, o espírito “cara do carro” de Toyoda, que ajudou a levar a marca à vanguarda dos carros de desempenho acessíveis nos últimos anos, pôde ser preservado graças aos laços da Gazoo Racing de Sato.