No ano passado, a Audi vendeu 1,61 milhão de veículos, dos quais 118.196 eram modelos elétricos. À primeira vista, pode não parecer muito, mas, em comparação com 2021, é um aumento de 42,8%, o que é impressionante, para dizer o mínimo. O aumento do interesse por veículos elétricos, principalmente da Audi, fica ainda mais claro quando se olha as vendas em todas as regiões. Só na Alemanha, a Audi teve um aumento de 87,8% para veículos totalmente elétricos. Nos EUA, 16.177 Audi EVs foram vendidos em 2022, 47,3% a mais do que em 2021, e mesmo na China vimos um aumento significativo nas vendas e o sucesso do Audi e-tron deve continuar esse ano.
Ver más: Nova VW Saveiro 2024
Quanto ao resto do mundo, um aumento de 90,2 por cento para os Audis elétricos vendidos é nada menos que notável, com o Oriente Médio liderando o caminho com um crescimento de 47,9 por cento, e a Índia seguindo ao lado de Taiwan. O sucesso não surpreende quando levamos em consideração o portfólio elétrico da fabricante, o maior do mercado no momento. O Q4 e-tron, o e-tron GT e o e-tron foram as estrelas das vendas de 2022 em todo o mundo.
Audi e-tron Para 2023:
Esta lista só pode aumentar, com a chegada do Q8 e-tron. Com muitas pré-encomendas já recebidas, podemos ter a certeza que fará muito sucesso em todo o mundo. Com um histórico como este, é seguro dizer que a Audi está se movendo rapidamente em direção ao seu objetivo totalmente elétrico. Basta olhar para o aumento das vendas de 2021 a 2022 para confirmar que seu plano de introduzir apenas carros elétricos no mercado global até 2026 não é nada exagerado.
A Audi também obteve sucesso na venda de carros com motores de combustão interna, com o A3, A4 e Q5 liderando o segmento. Seu crescimento nas vendas também afetou o departamento Audi Sport, com 30,8% a mais de veículos vendidos na Europa e um aumento recorde de 43% em seu território de origem.
Embora essa eletrificação possa ser triste para o velho petroleiro, devemos entender que é inevitável. Todos nós amamos o som de um grande V8 ou de um V10 barulhento, mas devemos ter em mente que a energia sustentável é o futuro e há muito o que nos animar.