O Modelo Y, da Tesla, foi o carro mais vendido do mundo pela primeira vez. A Toyota venceu o ranking de marcas.
Esta é uma das notícias mais importantes do setor automotivo em muitos anos. Um carro 100% elétrico lidera, pela primeira vez, o ranking mundial de vendas de veículos. E não poderia ser outro senão a Tesla, com seu bem-sucedido Model Y.
Dados da empresa de consultoria Jato Dynamics para 53 mercados em todo o mundo, além de informações importantes de outros países e estimativas para os demais, indicam que o Tesla Model Y foi o veículo mais vendido do mundo durante o primeiro trimestre deste ano.
Já em agosto de 2022, o CEO da Tesla, Elon Musk, anunciou na reunião anual de acionistas que o Model Y se tornaria o veículo novo mais popular do mundo até 2023. E, embora a marca esteja crescendo muito rapidamente, na época essa foi considerada uma meta otimista, considerando o alto preço médio desse SUV para o segmento D (médio porte).
No entanto, os recentes bônus de preço nos modelos da Tesla globalmente e a expansão da marca em todo o mundo estão impulsionando a demanda pelo Modelo Y. No ano passado, ele já era o terceiro veículo mais vendido do mundo, atrás apenas de dois modelos muito populares: o Toyota Rav4 e o Corolla (consulte as vendas globais de 2022).
De acordo com dados de 152 mercados, a Tesla vendeu 747.500 unidades do Modelo Y, 91% a mais do que em 2021. O Modelo Y ficou 244.000 unidades atrás do sedã Corolla e 268.000 unidades atrás do Rav4. A diferença entre os dois começou a diminuir à medida que a Tesla continuou a baixar os preços de seus carros e o aumento dos veículos elétricos conquistou ainda mais clientes.
Ver también: Empresa japonesa decide que a F1 é o futuro
Tesla Model Y vs. Toyota Corolla
Os dados coletados para o primeiro trimestre (Q1) mostram o Tesla Model Y liderando o caminho com 267.200 unidades. O total do SUV aumentou cerca de 69% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Esse é um aumento enorme, raramente visto entre os veículos mais vendidos do mundo. O Modelo Y teve um desempenho muito bom na China, seu maior mercado, nos Estados Unidos, com alta de 68%, e na Europa, onde se tornou o veículo mais vendido da região.
Não muito atrás ficou o Toyota Corolla, cujos números de vendas incluem todos os tipos de carroceria disponíveis, sedã e hatchback. Esse compacto (segmento C), que há anos está entre os carros mais populares do mundo. Registrou vendas de 256.400 unidades, das quais 29% foram vendidas na China, com queda de 29%, e 17% nos Estados Unidos.
A geração atual do Corolla, apresentada em março de 2018, enquanto o Tesla Model Y saiu um ano depois, em março de 2019. A diferença entre os dois não é tão grande, o que significa que tudo pode acontecer entre agora e o final do ano.
No entanto, parece que a Tesla tem o mercado a seu favor porque é um SUV e é elétrico. Os dois segmentos que mais crescem atualmente. Por outro lado, o Corolla tem a vantagem de ser um produto verdadeiramente global, pois está disponível em quase todos os países do mundo. Isso o torna menos vulnerável a qualquer possível conflito geopolítico entre a China e os EUA, por exemplo.
Ver también: Bridgestone Turanza EV dedicados para Teslas e Mustang Mach-E