EL Vado quer ir sozinha no mercado de carros elétricos. A empresa oval azul está enfrentando alguns anos muito importantes com a introdução de três novos modelos de emissão zero a partir de 2024. Mas, a partir de 2025, pretende redefinir seu acordo assinado há dois anos com a Volkswagen e o uso da plataforma MEB.
Faz dois anos que a Vado e a Volkswagen fecharam um acordo mutuamente benéfico com a plataforma MEB para carros elétricos desenvolvida pela marca alemã no núcleo. Quase poderia ser dito que a empresa da oval azul estava ficando uma vantagem maior, mas mais envenenada, pois os proprietários da arquitetura eram de Wolfsburg. Reservando-se o direito de apresentar novos carros elétricos no mesmo segmento, e portanto concorrentes, antes do outro.
Em troca, a Volkswagen se beneficiou da experiência da Ford no campo de veículos comerciais, onde são líderes de mercado ano após ano, e foram poupados da “batata quente” do desenvolvimento do Amarok. Agora, em uma entrevista com Martin Sander, diretor de veículos elétricos na Europa. Ele deixou escapar sua intenção de redefinir as cláusulas do acordo com a marca alemã que afetam o uso da plataforma MEB. Porque a partir de 2025 eles querem voar sozinhos e sem a dependência da marca alemã.
Ver también: Volvo fez grandes melhorias nos carros elétricos C40 e XC40
O negócio de SUVs da Volkswagen e Ford é intocável
As fundações da aliança Ford-Volkswagen estão mostrando sinais de começar a tremer mais do que deveriam. No outono passado, a empresa americana e a empresa alemã mataram o acordo para o desenvolvimento de tecnologia avançada de condução autônoma no software da Argo AI.
O que eles não querem tocar é o acordo sobre veículos comerciais, mas ele pode explodir a qualquer momento. Tudo dependerá da nova liderança da Volkswagen, um ano em que importantes movimentos estão no horizonte e nós estaremos de olho neles.
guía automática, su mayor fuente de noticias sobre automóviles en Internet.