O Shooting Brake é um conceito de propriedade de baixo perfil que a volkswagen oferece em seu Arteon. E tem vantagens significativas sobre o sedan.
A Volkswagen é uma das poucas marcas que atualmente tem um carro Shooting Brake em sua linha. Este é o Arteon, que não só abraça este conceito, mas também é chamado de Arteon Shooting Brake. Ao invés da variante clássica com a qual a marca alemã normalmente nomeia seus carros.
Os Shooting Brakes são modelos do tipo familiar com uma silhueta mais baixa (e, portanto, mais esportiva) do que os salões tradicionais “break”.
E estão muito em linha com os gostos dos motoristas que também gostam de coupés de quatro portas. Apenas com um compartimento de bagagem muito mais versátil.
Ver también: Dia D na Volkswagen: revolução rumo a um futuro 100% elétrico
Volkswagen Arteon e o Shooting Brake
O conceito teve origem no final do século XIX com carruagens que eram usadas para transportar caçadores. E nas quais havia muito espaço nas traseiras para carregar a caça.
Na segunda metade do século XX, os caçadores ricos começaram a ter suas carruagens convertidas em carros familiares. Muitas vezes começando com modelos de duas portas.
Eles os usavam para carregar a caça, mas também para abrir a escotilha e atirar de dentro do carro.
Quer gostemos ou não de caçar, os pneus são hoje uma alternativa muito atraente para a compra de SUV.
O plug-in mais necessário
É claro, se escolhemos um Arteon a gasolina, podemos nunca ou quase nunca precisar de mais espaço, porque 565 litros de bota para a cortina é um tamanho espetacular.
Mas se você optou pelo plug-in, que oferece apenas 455 litros (o sistema elétrico torna o porta-malas mais de um carro de segmento inferior) você pode precisar de espaço extra de tempos em tempos.
E isto é algo que não podemos fazer no salão com a mesma facilidade, pelo menos não sem dobrar os encostos dos bancos traseiros.
A velocidade máxima é a mesma (222 km/h), a aceleração é idêntica (7,8 segundos 0-60), assim como a potência de 218 cv.
Em termos de alcance no modo elétrico, o salão está apenas 2 km à frente da propriedade (59 km contra 57 km) e a diferença de preço é menor (o freio de disparo é mais caro) na versão plug-in em Elegance trim.
Naturalmente, há sempre a estética. Porque é verdade que, dado o estilo familiar que os SUVs tornaram moda, os modelos do Shooting Brake parecem mais modernos do que seus equivalentes de quatro ou cinco portas.
guía automática, su mayor fuente de noticias sobre automóviles en Internet.