Mercedes MB.OS é um ambicioso plano de tecnologia

O velho mantra tecnológico de “mova-se rápido e quebre as coisas” tem estado tão presente quanto um meme enquanto vivemos uma era de rápida inovação em quase todos os aspectos de nossas vidas. Há um lugar que não funciona bem: quando se trata de segurança e confiança. No espaço automotivo, às vezes lento e constante é o movimento certo e, como uma das montadoras mais antigas, a Mercedes-Benz teve muito tempo para evoluir e se desenvolver. Por isso o Mercedes MB.OS é um passo gigantesco para o futuro.

Mercedes MB.OS é um ambicioso plano de tecnologia
Mercedes MB.OS

Ver más: Chevrolet Onix: vai produzir o SUV no Brasil a partir de 2026

Em Sunnyvale, Califórnia, a Mercedes-Benz nos deu um vislumbre de seu futuro, traçando seu caminho para a próxima rodada de inovação. Isso naturalmente inclui recursos para veículos elétricos e direção automatizada, mas também entretenimento, produtividade e bem-estar. E inclui algumas telas extremamente iluminadas.

Mais para fazer e ver na(s) tela(s)

O primeiro é a introdução do Mercedes MB.OS, o novo sistema operacional da Mercedes que promete avanços em infoentretenimento, segurança e a próxima geração de direção automatizada. Ele estreará em alguns anos no primeiro veículo a usar a nova plataforma elétrica Mercedes Modular Architecture (MMA). A NVIDIA fornecerá software, dados e experiência em IA, bem como chips que podem processar 254 trilhões de operações por segundo para direção automatizada.

Outras parcerias para outros recursos incluem o lidar de varredura de estradas da Luminar, enquanto o Google contribuirá com dados no carro e mapeamento e navegação mais precisos. A Mercedes também abrirá seu sistema para outros parceiros para integrar opções de entretenimento. Isso inclui TikTok, Zoom, um navegador Vivaldi e até Angry Birds. É claro que o MB.OS terá recursos de atualização over-the-air para manter seu sistema atualizado e também para ativar recursos futuros.

Mercedes MB.OS é um avanços na direção assistida

Também há bastante hardware para suportar todo esse software e, daqui para frente, todos os veículos Mercedes-Benz virão com o equipamento necessário para a direção autônoma de nível 2. Isso é semelhante ao que temos hoje, com uma combinação de controle de cruzeiro adaptativo e centralização na faixa para aliviar o motorista prático de algumas das cargas de direção. Os clientes poderão encomendar seu Mercedes de ponta com automação de nível 3, chamado Drive Pilot.

O Drive Pilot estará disponível nos sedãs 2024 EQS e classe S e pode ser o primeiro sistema de nível 3 oferecido. Ele operará em rodovias a velocidades de até 60 km/h, pelo menos inicialmente. O objetivo é estender isso para 128.75 km/h. Ao contrário dos sistemas da GM e da Ford, o Drive Pilot permitirá que o motorista desvie o olhar da estrada, mas ainda terá que estar preparado para assumir as funções de direção a qualquer momento. Mais significativamente, a Mercedes assumirá a responsabilidade pelo veículo quando estiver no modo Drive Pilot, o que é uma prova de sua confiança no sistema.

A inovação não é novidade para a Mercedes-Benz, e esses últimos avanços são a prova de que eles estão avançando em direção à visão do futuro que tem sido matéria de ficção uma ou duas décadas atrás. (Se esse é o tipo de ficção que você gostaria de tornar realidade, é claro que você decide.)

imagen de precarga
Cargando...