O Mercedes Classe E 2024 está dando adeus à camuflagem, pois a empresa revelou oficialmente seu interior totalmente novo.
Ver más: Toyota Hilux GR-Sport III: nova aposta da Toyota
Quando o sedã redesenhado chegar às concessionárias no final deste ano, será uma mudança radical, pois o modelo foi projetado para oferecer uma “experiência de entretenimento imersiva” com música, jogos e conteúdo de streaming.
Mercedes Classe é a adaptação aos dias atuais
Embora haja muito o que falar, o Classe E será oferecido com um MBUX Superscreen opcional que se inspira no enorme MBUX Hyperscreen. A Mercedes não entrou em detalhes, mas possui um sistema de infoentretenimento considerável, bem como uma tela para o passageiro da frente.
Eles são acompanhados por um painel de instrumentos digital autônomo que oferece telas clássicas e esportivas. A tela Classic mostra um velocímetro e tacômetro semelhantes a um mostrador, enquanto a tela Sporty adota um tema vermelho, ao mesmo tempo em que coloca o tacômetro na frente e no centro.
Falando em telas, aplicativos de terceiros podem ser instalados diretamente em vez de serem espelhados via Android Auto ou Apple CarPlay. Para aproveitar essa capacidade, a Mercedes está lançando uma App Store que terá um “portfólio de aplicativos em expansão gradual”.
No lançamento, haverá uma variedade de aplicativos, incluindo Angry Birds, TikTok, Zoom e Webex. Um punhado deles pode ser usado com a nova câmera de selfie e vídeo do carro, que é montada na parte superior do painel e incluída no MBUX Superscreen. Os proprietários podem usar a câmera para tirar fotos e vídeos, quando o carro está estacionado.
Conexão com o global e o local
Além dos aplicativos mencionados, os proprietários encontrarão o navegador Vivaldi, bem como o portal de entretenimento ZYNC. Mercedes diz que o último oferece “conteúdo sob demanda, experiências interativas, programas de vídeo locais, esportes, notícias e muito mais”. Isso é vago, mas a empresa acrescentou que “mais de 30 serviços de streaming de conhecidos parceiros globais, regionais e locais já estão disponíveis, enquanto outros parceiros e canais estão sendo continuamente integrados”.
Mercedes Classe E também pensou na segurança
Para evitar que o motorista se distraia com a exibição do passageiro dianteiro, o Classe E possui um “escudo visual” que usa uma câmera e um “conceito avançado de filtragem para garantir que o conteúdo da tela não seja visível para o motorista”. Com efeito, o sistema monitora os movimentos dos olhos do motorista e determina se ele está olhando para a tela do passageiro por muito tempo. Se isso ocorrer, o “brilho da tela do passageiro é reduzido e o passageiro pode, portanto, continuar a visualizar o conteúdo, embora não seja visível para o motorista”. No entanto, o escudo pode ser ligado e desligado, portanto, os benefícios de segurança são anuláveis.
Embora isso não seja bom, o Classe E está adotando rotinas e de olho em um futuro com inteligência artificial. No lançamento, o carro terá modelos e rotinas autocriadas que permitem aos proprietários dizer ao veículo para “fazer x se y acontecer”.
Mercedes já pensa no futuro próximo
No futuro, a empresa quer automatizar totalmente as tarefas rotineiras com inteligência artificial. Isso se concentrará inicialmente nas funções de aquecimento, ventilação e massagem, mas a Mercedes disse que “outros sistemas internos devem ser integrados sucessivamente”.
Deixando as telas de lado, o Classe E oferecerá um sistema de iluminação ambiente ativo e um sistema de som surround Burmester 4D de 17 alto-falantes que permitirá aos proprietários “experimentar a música com três sentidos”. Falando nisso, existem faixas de luz ativas que respondem ao som de músicas, filmes e aplicativos. Por exemplo, sequências rápidas podem causar mudanças rápidas de luz, enquanto “ritmos fluidos podem criar ambientes de iluminação que se fundem suavemente”.
A faixa de luz não é apenas para diversão, já que a Mercedes observou que pode ser usada para transmitir informações de segurança. Em particular, ele visualiza informações do sistema de assistência ao estacionamento e pode fornecer avisos visuais para garantir “segurança extra ao atravessar cruzamentos com tráfego cruzado”.
Mercedes Classe E é pura conexão
Completando os recursos tecnológicos estão as funções Energizing Comfort e Energizing Coach, bem como a tecnologia 5G para transferências rápidas de dados.
A Mercedes não falou muito sobre o resto do interior, mas podemos ver novos volantes assim como uma consola central minimalista. Os compradores também encontrarão “inúmeras combinações de cores interiores” que vão desde “bege claro combinado com Space Grey, incluindo um elegante efeito pérola, até o sofisticado Tonka Brown cor de canela e o cinza legal e de aparência técnica”.
A empresa continuou dizendo que o Classe E oferecerá assentos de couro Nappa com acolchoamento de diamante, bem como novos acabamentos em madeira de poros abertos Dark Ash que são retroiluminados. Se isso não agradar a sua fantasia, também haverá acabamento em metal misturado com prata, bem como o acabamento Manufaktur Piano Lacquer Flowing Lines do Classe S.