Existem três certezas na vida: a morte, os impostos e que o carro de F1 da Ferrari será vermelho. Ainda assim, o Ferrari SF-23 foi revelado em Fiorano. E é um potencial candidato ao título, por isso devemos estar atentos.
Ver más: Toyota Tacoma 2024: A picape se torna realidade
A pintura é semelhante ao carro do ano passado, mas, a julgar pelas imagens acima, a Ferrari não ficou imune à tendência de deixar o preto para economizar peso que afetou o Haas VF-23, o Alfa Romeo C43 e o McLaren. MCL60 entre os carros deste ano. Ou isso ou a fibra de carbono exposta está neste ano.
O conceito aerodinâmico também não mudou, já que várias equipes mudaram para o tipo de pacote defendido por Adrian Newey e Red Bull em 2022.
O lançamento da Ferrari contou com uma condução real na pista, com cerca de 500 fãs torcendo nas arquibancadas. Talvez seja o trabalho do novo chefe de equipe Fred Vasseur, que foi contratado da Alfa Romeo algumas semanas atrás, depois que o antigo chefe Mattia Binotto foi dispensado de suas funções.
Vasseur tem um grande trabalho em mãos, não apenas porque a equipe é propensa a erros, mas também porque o desenvolvimento na temporada precisa ser mais eficaz se for um desafio sério para o título. Talvez o lançamento dinâmico seja uma forma de animar a equipe.
“O nosso objetivo é vencer o campeonato”, disse o novo patrão, “o que não será uma tarefa fácil porque os nossos concorrentes terão exatamente o mesmo objetivo em mente. Temos que trazer a mentalidade certa conosco e sempre trabalhar para sermos melhores amanhã do que somos hoje.”
Na temporada passada, a Ferrari teve o carro mais rápido em uma volta, acumulando 12 pole position contra oito da Red Bull. Mas conseguiu apenas quatro vitórias no total, já que a liderança inicial nos campeonatos de pilotos e construtores evaporou rapidamente. Caramba, até o Mercedes saltitante havia alcançado no final da campanha.
Charles Leclerc espera que o desenvolvimento durante o inverno tenha tido um efeito transformador na página de corrida do carro, enquanto Carlos Sainz buscará se recuperar de uma temporada decepcionante em que esteve fora do ritmo, apesar de ter conquistado sua primeira vitória em Silverstone.