CEO da Toyota diz que a “maioria silenciosa” da indústria automobilística está duvidando do futuro exclusivamente elétrico e permanece firme em sua crença de que os VEs não são o único caminho a seguir.
Ver más: Nissan Z Nismo
O executivo-chefe da Toyota, Akio Toyoda, afirma que está entre a “maioria silenciosa” daqueles na indústria automotiva que questionam se os veículos elétricos são o único caminho a seguir.
Ao falar recentemente com repórteres na Tailândia, Toyoda mais uma vez reiterou sua crença de que o melhor caminho a seguir é desenvolver uma série de diferentes tecnologias de powertrain, incluindo híbridos, híbridos plug-in, movidos a hidrogênio e veículos elétricos a bateria. Isso ocorre apesar do fato de que muitos dos maiores fabricantes de automóveis do mundo já se comprometeram com futuros totalmente elétricos.
“As pessoas envolvidas na indústria automobilística são em grande parte uma maioria silenciosa”, disse Toyoda a repórteres. “Essa maioria silenciosa está se perguntando se os EVs são realmente bons para se ter como uma única opção. Mas eles acham que é a tendência, então não podem falar alto. A resposta certa ainda não está clara, não devemos nos limitar a apenas uma opção.”
Toyoda refutou repetidamente afirmações em toda a indústria de que os veículos elétricos são o único caminho a seguir. Ele reconheceu que seus esforços para transmitir seu ponto de vista às partes interessadas e funcionários do governo se mostraram cansativos, mas disse ao The Wall Street Journal que as alternativas aos VEs começaram a receber uma recepção mais calorosa entre os funcionários do governo e a mídia.
“Dois anos atrás, eu era a única pessoa a fazer esse tipo de declaração”, observou Toyoda.
Embora vários dos maiores fabricantes de automóveis do mundo tenham assumido compromissos abrangentes com veículos elétricos, seus negócios de motores de combustão estão gerando a maior parte dos lucros necessários para financiar os planos de expansão de EV.
Durante um evento para a imprensa na Tailândia, onde a Toyota revelou uma versão totalmente elétrica da Hilux, Akio Toyoda expandiu sua crença de que a venda de veículos elétricos não é a única maneira de alcançar a neutralidade de carbono.