Os clientes da Tesla que pagaram pelo pacote Full Self-Driving têm todos os motivos para ficarem chateados. Para alguns, a cobiçada funcionalidade de direção automatizada será inútil e o dinheiro gasto será desperdiçado. Esse é certamente o caso se eles venderem o carro antes de obter acesso ao programa FSD Beta ou se ele for destruído em um acidente. Musk disse que a Tesla cobrará mais pelo FSD quando for lançado para todos, levando as pessoas a pagar por um recurso que talvez nunca usem.
Ver más: Citroën C4 X
Agora, além do fato de que o FSD Beta pode chegar tarde demais, pode não funcionar em veículos mais antigos. Ou pode funcionar, mas com funcionalidade limitada. Suspeita-se disso desde que a Tesla deu a entender que funciona em um computador autônomo HW4 atualizado e em um conjunto de sensores. Isso incluiria câmeras aprimoradas de 5 MP e um radar de alta definição, conforme revelado em um arquivo da FCC de junho. Isso vai contra as afirmações anteriores de Elon Musk de que a visão é tudo o que é necessário para alcançar a capacidade de direção autônoma.
No entanto, essa história tem um lado engraçado e aponta para a Tesla ter um grande anúncio a fazer em janeiro de 2023. A Tesla tinha um acordo de confidencialidade com a FCC em relação à unidade de radar de alta definição, que proíbe a divulgação de fotos do produto e o usuário manual ao público. Como este acordo estava previsto para expirar em 7 de dezembro, a Tesla entrou com um pedido de prorrogação porque o “dispositivo não será comercializado até meados de janeiro de 2023”.
Isso corrobora informações anteriores sobre o HW4 ser lançado em breve, e Elon Musk indicou que o Cybertruck o teria. No entanto, a picape elétrica não começaria a produção até pelo menos o próximo verão, então outro produto pode ser lançado em meados de janeiro. Com base nas fotos de um protótipo do Tesla Model 3 com sensores interessantes ao redor do painel frontal, suspeitamos que o produto possa ser a atualização do Model 3.
O modelo mais acessível da linha da Tesla está comemorando seu sexto ano no mercado em 2023 e, de acordo com os padrões do setor, este é o momento para um novo modelo. A Tesla não prestou atenção a esse hábito antes, mas desta vez dá o aval com um Modelo 3 atualizado. Ainda está longe de ser um carro completamente novo, mas desculpamos isso, pois os modelos da Tesla são lançamentos contínuos, o que significa que são constantemente melhorou.
A atualização do Model 3 seria mais do que uma atualização incremental, pois espera-se que apresente um chassi renovado, usando megacastings de uma peça na frente e atrás. Uma bateria estrutural, como a do Modelo Y, também é possível. Informações recentes indicam que a Tesla está a reorganizar a linha de produção do Model 3 na sua fábrica de Fremont, um sinal seguro de que o lançamento do novo carro é iminente. Meados de janeiro parece uma boa estimativa para os padrões da Tesla, então espere que seja lançado em março, talvez.