Outro desafiante entrou no ringue de veículos elétricos da Índia com a reivindicação de uma nova tecnologia de bateria. O Vazirani Automotive Ekonk é um VE extremamente leve que utiliza o que a empresa descreve como uma nova tecnologia de bateria que chama de “DiCo” – para resfriamento direto. O protótipo dá ênfase à aerodinâmica e o pack DiCo ajuda a reduzir o peso.
Vazirani também não deu muitos detalhes sobre o que a tecnologia de pacote de bateria DiCo envolve, mas parece que a empresa emprega resfriamento a ar para o pacote, eliminando o peso e a complexidade dos sistemas de refrigeração a líquido. Esse é o mesmo conceito básico que o Nissan Leaf, por exemplo, usa com sua embalagem resfriada passivamente, mas esperamos que a empresa descreva o que (se houver alguma) novidade sobre seu sistema em um futuro próximo.
Ver más: CHERY TIGGO 2 PCD 2022
O Ekonk – que Vazirani afirma que “nas escrituras indianas significa o início da Luz Divina” – é um veículo elétrico superleve projetado para o fluxo de ar máximo para as baterias e aerodinâmica geral. Ele diz que o Ekonk tem um dos menores coeficientes de arrasto para um veículo de seu tipo. Ele também utiliza fibra de carbono, o que permite ao Ekonk atingir um peso de 738 Kg. Se for verdade, isso o torna um dos veículos elétricos mais leves fabricados até agora.
Não é apenas um modelo gerado por computador ou de argila rolante. O Ekonk é um veículo funcional e foi demonstrado ao ser executado na nova instalação de teste de veículos de alta velocidade Naxtrax perto de Indore, uma cidade perto do centro da Índia. Com 722 cv reivindicados, oferece uma relação potência-peso de um cavalo-vapor por quilograma. Durante o teste, o Ekonk atingiu 100 mph em apenas 2,5 segundos com uma velocidade máxima de 300km/h. Embora não haja menção do posicionamento do motor nem quantos existem, o lançamento afirma que o Ekonk tem vários motores.
Por enquanto, parece que este Ekonk monolugar será único. No entanto, o que Vazirani aprenderá com este protótipo será aplicado ao hipercarro Shul. o modelo foi revelado durante o Goodwood Festival of Speed 2018 como um veículo elétrico equipado com turbina. No entanto, Vazirani menciona que a Ekonk “também pode ter uma produção limitada para os clientes comprarem.”