A empresa Panasonic apresenta um novo protótipo de bateria mais avançado e que tem cinco vezes a capacidade de armazenamento das atuais, com o chefe de bateria da empresa dizendo que isso ajudará a aprofundar os laços comerciais com a fabricante de carros elétricos dos EUA, a Tesla.
Durante uma mesa redonda de mídia em que Kazuo Tadanobu revelou a nova bateria pela primeira vez, ele também disse que a Panasonic não tinha planos de fazer baterias de Fosfato de Ferro de Lítio (FFL) mais baratas para veículos elétricos.
Ver más: Hyundai Santa Cruz PCD 2022
Contudo, a Panasonic este ano estabeleceu uma linha de teste no Japão para fazer o formato 4680, que é uma célula de bateria de 46 mm (1,6 polegadas de largura) e 80mm de altura que, segundo Tesla, armazenará mais energia, reduzirá pela metade os custos da bateria e gerará um aumento de 100 vezes em produção de baterias em 2030.
“Desenvolvemos isso devido ao forte desejo da outra parte e achamos que isso só pode levar a laços mais fortes”, disse Tadanobu. Ele não disse quando a Panasonic, que opera uma fábrica em Nevada que fornece a Tesla, iniciará a produção em escala real.
O compromisso da Panasonic com o aprofundamento dos laços comerciais com a Tesla vem à medida que a fabricante de VE diversifica seus fornecedores além da empresa japonesa, firmando contratos de fornecimento com a LG Energy Solution da Coréia do Sul, de propriedade da LG Chem, e a Contemporary Amperex Technology Co. (CATL) da China.