Podemos ou não concordar com os limites de velocidade no Brasil, mas a realidade é que, na última década, uma em cada quatro vítimas mortais de acidentes de trânsito estão relacionadas, pois, excedem os limites de velocidade. Vem conferir tudo conosco!
A Fundação Línea Directa quis aprofundar esta questão com o estudo ‘Velocidade, o flagelo silencioso – Acidentes mortais (2011-2020)’ preparado em colaboração com o Instituto de Trânsito e Segurança Viária da Universidade de Valência (INTRAS).
Motoristas excedem os limites de velocidade
O relatório enfoca a velocidade como um dos fatores mais comuns e letais nos acidentes de trânsito, com o objetivo de alertar sobre seus riscos e efeitos e conscientizar a sociedade espanhola sobre a gravidade de certos comportamentos.
O estudo é apresentado em meados do verão, quando as viagens rodoviárias estão aumentando consideravelmente. O que os motoristas pensam sobre os limites de velocidade, eles são cumpridos, e quantos acidentes são causados por velocidade inadequada?
Após analisar os dados de 2011 a 2020, o relatório conclui que na última década foram registrados mais de 100.000 acidentes na Espanha devido à imprudência relacionada à velocidade, causando mais de 150.000 vítimas e quase 4.500 mortes. Além disso, uma em cada quatro mortes na estrada foi causada por excesso de velocidade, um comportamento que multiplica em sete vezes o risco de morrer como motorista no caso de um acidente.
Salvando 659 vidas por ano no Brasil
A Organização das Nações Unidas (ONU) propôs reduzir o número de acidentes em 50% até 2030 e uma das medidas que recomenda para conseguir isso é baixar os limites de velocidade em 20 km/h nas estradas interurbanas. Levando em conta esta recomendação, os autores do estudo calcularam quantas vidas esta medida salvaria. O número de mortes causados porque os motoristas excedem os limites de velocidades foi reduzido em 70% nas estradas interurbanas, o que seria equivalente a salvar 659 vidas por ano.
guía automática, su mayor fuente de noticias sobre automóviles de 2023 en Internet.