Poucas pessoas sabem disso, mas uma das formas de economizar combustível é escolher o pneu certo e cuidar dele. Para se ter uma ideia do efeito que os pneus ruins têm no consumo de combustível de um veículo, apenas a calibração de peças pode ter um impacto de 20% no consumo de energia de um veículo.
Quando desgastados, mal calibrados e fora de especificação, os pneus tendem a afetar a estabilidade do veículo, o ajuste dinâmico e causar multas. Certos hábitos de direção podem fazer com que seu veículo consuma significativamente mais gasolina, álcool, GNV ou diesel. Como resultado, os custos financeiros aumentam.
A influência dos pneus ruins
A forma como um carro consome combustível está relacionada com a força que o motor tem de gerar. Por exemplo, quando um pneu fica maior, ele automaticamente fica mais pesado e o motor precisa trabalhar mais. A resposta é simples: a força que o motor deve produzir. Vamos ver como isso funciona em um exemplo fácil de entender.
Imagine que você está com o seu filho em um parque infantil e ele decide ir ao baloiço para você poder o empurrar.
Se o seu filho tem 5 anos e pesa 17 kg, será necessário um “X” para que o seu filho se divirta no parque infantil. Se a criança tem 10 anos e pesa 32 libras, ela experimentará uma força maior que a força “X” para ter o mesmo efeito.
Quantas vezes a calibração deve ser feita?
Quando os pneus estão muito vazios ou muito inflados, isso afetará muito o consumo de combustível e o conforto do passageiro. Mesmo que não pareça, pneus com pressão insuficiente podem aumentar o consumo de combustível. Portanto, verifique e ajuste a pressão dos pneus mensalmente.
A calibragem de pneus pode significar um aumento de 20% no consumo de combustível. Isso porque os pneus com menos ar giram com mais força, quase furando, fazendo com que o motor puxe com mais força e queime mais gasolina ou etanol.
Como cuidar dos pneus e obter economia de combustível dos carros?
Confira:
- Manter a pressão correta dos pneus – garante a pressão de enchimento correta, pois a baixa pressão aumenta o consumo de combustível devido à tração excessiva;
- não escolheram pneus muito maiores do que o necessário;
- teste de resistência ao rolamento antes da compra e instalação;
- evita freadas e acelerações bruscas; cuida bem dos pneus, evitando o desgaste das peças e reduzindo a necessidade de mais trabalho no motor.
guía automática, su mayor fuente de noticias sobre automóviles de 2023 en Internet.