A BMW lançou um novo local de testes em Sokolov, na República Tcheca, que será usado de forma abrangente no desenvolvimento de tecnologias automatizadas de direção e estacionamento. O local, apelidado de Centro de Desenvolvimento de Mobilidade do Futuro, custou mais de R$ 1,5 Bilhões para ser criado e se junta a outros locais de teste da BMW em Aschheim, Munique, Miramas, na França, e Arjeplog, na Suécia.
O local ocupa mais de 600 hectares de terra e permite que a BMW teste todos os tipos de condições de direção, incluindo cidade, campo e rodovia. Os testes já começaram e a Ars Technica teve recentemente a oportunidade de visitar o local e ver alguns desses testes.
Como funciona a nova pista de testes da BMW:
Ver más:Volkswagen Jetta GLI 2024
A BMW testou dois protótipos autônomos no local. Esses veículos são equipados com uma série de sensores adicionais e foram instruídos a dirigir na mesma rota repetidamente. De acordo com o líder do projeto de desenvolvimento autônomo da BMW, Philipp Ludwig, ter veículos autônomos realizando tarefas repetitivas como essa é melhor do que usar motoristas humanos que podem ficar desinteressados ou cansados.
Os protótipos autônomos da BMW dirigiram aproximadamente 70.000 km em testes que incluem manobras de autobahn em alta velocidade, testes de semáforos, testes de freio e testes de tráfego. Como todos os veículos de teste têm tecnologia drive-by-wire, podem ser feitas entradas de pedal perfeitamente consistentes. Quando os testes de freio são realizados, os veículos se movem ligeiramente para garantir que os resultados não sejam afetados por pequenos pedaços de borracha que possam ter ficado na estrada.
O que disse um dos membros sobre os teste:
“Com nosso novo Future Mobility Development Center, criamos um local de teste único, projetado exclusivamente para os testes altamente exigentes de direção automatizada e estacionamento até o nível 4”, acrescentou Frank Weber, membro do conselho de desenvolvimento da BMW. “Em 600 hectares de terreno, testamos todas as condições de condução possíveis com a máxima flexibilidade e enorme eficiência: cidade, campo, autoestrada, bem como estacionamento automatizado. O especial podemos executar nossos módulos de teste um após o outro sem parar. Isso torna nossos testes o mais realistas, confiáveis e orientados para o cliente quanto possível.”
O novo local de teste usa eletricidade verde e foi equipado com um sistema avançado de gerenciamento de água que coleta água da chuva e a utiliza para irrigação de trilhos. O site ainda inclui sistemas de controle de anfíbios para permitir que os animais atravessem a pista com segurança.