Todas as 10 equipes de F1 vão inscrever uma piloto na F1 Academy feminina na próxima temporada, no que parece ser um grande passo para fortalecer os laços entre a série júnior e a própria F1.
Cinco equipes correm com três carros na série baseada na F4 ART Grand Prix, Campos Racing, MP Motorsport, Prema Racing e Rodin Carlin para um grid de 15 pilotos. Além de selecionar um piloto de sua escolha, as equipes de F1 também emprestaram suas pinturas, o que faz sentido porque no próximo ano a F1 Academy atuará exclusivamente como uma série de suporte para a F1.
F1 Academy colhendo seus frutos:
Ver más: Chevrolet Equinox RS 2024
Os cinco pilotos restantes não indicados pelas equipes de F1 serão apoiados pelos parceiros oficiais da categoria, embora a escalação final ainda não seja anunciada.
“Antes de tudo, quero agradecer às equipes de Fórmula 1 por seu apoio e visão enquanto embarcamos nessa jornada juntos”, disse a diretora-geral da categoria. Susie Wolff. “Este momento marcante não apenas demonstra a profundidade do apoio à F1 Academy de toda a comunidade da F1, mas também inspirará toda uma geração de jovens a aproveitar as oportunidades dentro e fora das pistas no automobilismo.
“À medida que nos juntamos ao calendário da F1 para o próximo ano e organizamos os eventos Discover Your Drive da F1 Academy antes de nossas corridas, estou confiante de que teremos um impacto positivo em nosso esporte a longo prazo.”
E o presidente e CEO da F1, Stefano Domenicali, acrescentou: “Criamos a F1 Academy para trazer mudanças reais e duradouras para garantir que jovens talentos femininos tenham o sistema certo para seguir e realizar seus sonhos. Hoje é um momento muito importante, pois mostra o impacto que o projeto está tendo e o apoio que está recebendo de toda a comunidade da F1.
“Susie, as equipes e todos os envolvidos estão trabalhando incansavelmente para garantir que vamos de força em força e continuamos cumprindo o importante objetivo que estabelecemos juntos. Em 2024, a F1 Academy se juntará ao nosso calendário de corrida, aumentando a conscientização e o perfil da série globalmente e ter as pinturas da F1 no grid será algo muito especial”.
A temporada inaugural é atualmente liderada por Marta Garcia uma ex-vencedora da W Series que tem uma vantagem de 36 pontos em 15 corridas no cronograma de 21 eventos de 2023.