Lembra quando a Aston Martin disse no ano passado, durante a inauguração do V12 Vantage, que seria o último a apresentar um doze-banger? Não é, e não estamos falando da variante Roadster que foi introduzida depois dela, pois eles apenas deram os toques finais em mais uma, que contará com o bom e velho câmbio manual.
Fotógrafos espiões da autoevolution conseguiram pegar um testador ao ar livre recentemente e chegaram perto o suficiente para tirar algumas fotos da cabine. O console central estava escondido, hospedando o que parecia ser um câmbio de marchas tradicional ligado a uma transmissão manual. E era exatamente isso que escondia, pois pouco depois, a montadora britânica se adiantou para anunciar a inauguração do carro para hoje, 11 de julho de 2023, divulgando ao mesmo tempo duas fotos do sofisticado câmbio e dos três pedais.
O que esperar do Aston Martin V12 Vantage?
Ver más: Peugeot 208 y el e-208: lavado de cara inspirado en los hipercoches
Veja bem, o atual V12 Vantage Coupe, que possui uma caixa automática de oito marchas fabricada pela ZF, precisa de três segundos e meio para lidar com o sprint de 0 a 100 km/h. No entanto, com a opção de três pedais, é provável que o tempo de aceleração seja um ou dois décimos mais lento. Provavelmente, estamos olhando para o mesmo motor V12, que tem um deslocamento de 5,2 litros e é auxiliado por um par de turbos. O moinho desenvolve 690 hp (700 ps/515 kW) a 6.500 rpm e 555 lb-ft (753 Nm) de torque a 5.000 rpm, permitindo que o carro continue avançando até uma velocidade máxima de 322 km/h.
Quanto ao design exterior, parece que a Aston Martin decidiu mantê-lo igual, na maior parte, de qualquer maneira. A face é idêntica à do carro atual, ostentando a mesma grade imponente com ripas horizontais, assinatura dos faróis e largo avental preso ao para-choque. Até as rodas são as mesmas e giram em torno das pinças de freio vermelhas no protótipo espionado. Na parte de trás, ainda tem a grande asa presa à tampa do porta-malas. As lanternas traseiras de LED são as mesmas, e a combinação de para-choque e difusor não parece ter sido substituída. Uma coisa nova é o tubo de escape adicionado, já que em vez de pontas de escape duplas, este tinha três delas.
Achamos que o modelo de produção final pode ter para-choques dianteiro e traseiro ajustados, difusor e provavelmente novas rodas, juntamente com algumas melhorias que talvez tenham sido feitas no interior. Felizmente, não teremos que esperar tanto para descobrir o que a Aston Martin tem reservado para o manual do V12 Vantage 2024, já que o carro está a poucas horas de comemorar seu lançamento online. Não ficaremos surpresos ao saber que todo o lote de produção foi esgotado, pois espera-se que seja limitado a apenas algumas centenas de cópias.