No dia 4 de julho, a montadora chinesa BYD revelará o local de sua nova fábrica de veículos elétricos no Brasil. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, já havia antecipado a informação. A fábrica onde o Ka e o EcoSport foram construídos em Camaçari servirá como um centro de produção.
O lançamento do novo carro elétrico de entrada da BYD. O Dolphin, contou com a presença de Stella Li, presidente global da empresa, que está atualmente no Brasil).
Ver también: F1 2023: resumo do Grande Prêmio da Áustria
BYD compra fábrica da Ford no Brasil
Antes de tudo, após uma reunião entre os executivos da BYD, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o senador Jacques Wagner e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, parece que as negociações avançaram rapidamente em Brasília.
Portanto, após a reunião, Rodrigues “estragou a surpresa” ao postar um vídeo com a confirmação em sua conta no Twitter: “Acabamos de sair da reunião com a BYD, o presidente Lula, o ministro Rui Costa, com nossa equipe, o secretário Afonso Florence, o secretário Caetano, o senador Jacques Wagner e a BYD acaba de confirmar que na próxima terça-feira estaremos em Salvador anunciando a nova unidade de fabricação de carros elétricos no estado da Bahia, em Camaçari”, disse o governador.
“Todas as informações estarão disponíveis lá. É uma boa notícia para nós começarmos o segundo semestre já com a expectativa e o cronograma de implantação detalhado, primeiro carro, que tipo de carro vocês saberão já na próxima terça-feira”, disse. “A BYD apresentará alguns carros neste evento.
A montadora chinesa assinou um memorando de intenções com o governo da Bahia em outubro de 2022 para estabelecer uma fábrica no local, o que acelerou as negociações entre a BYD e o estado. A BYD disse que o acordo sai em julho e que estava interessada em produzir carros elétricos, SUVs e picapes na região.
Contudo, depois de sofrer perdas de US$ 12 bilhões no mercado brasileiro. A Ford concluiu o fechamento de três fábricas de veículos e uma fábrica de motores em 2021.
Ver también: BMW M2 2023: novidades do modelo no Brasil