Apresentado precisamente 60 anos após a primeira participação de Alpne em Le Mans, o A424 foi apresentado no novo paddock da equipe perto do Circuito de la Sarthe. Este último sedia a edição do 100º aniversário da corrida de resistência de 10 a 11 de junho.
Desenvolvido em cooperação com os especialistas em carros de corrida Oreca, o A424_β compartilha algumas dicas de design com o conceito futurista Alpenglow, mas não se afasta muito das especificações do LMDh. Deixando de lado as características específicas da Alpine, ele emprega a mesma cabine estilo dossel e aleta central maciça que chega até a asa traseira. Escusado será dizer que parece decididamente agressivo.
Especificações para A424 Beta Hypercar:
Ver más: Ford Ranger Limited na Argentina
Um carro todo em fibra de carbono, o A424_β possui um motor V6 de 3,4 litros e turbo único com 675 cavalos de potência e um sistema híbrido de 50 kW. A produção total permanece um mistério, mas atinge as rodas por meio de uma caixa de câmbio Xtrac de sete marchas. Quanto ao nome, inclui o esquema familiar de três dígitos começando com quatro, uma homenagem aos carros de corrida alpinos de sucesso do passado. O β designa a etapa final do carro antes do lançamento oficial.
A Alpine planeja iniciar os testes em agosto de 2023, com uma segunda sessão marcada para setembro. Ele será seguido por testes de túnel de vento para homologação em novembro e a homologação final da FIA no final de dezembro. O A424 estará pronto para correr no início de 2024 e estreará nas 6 Horas do Qatar em março.
Enquanto isso, a Alpine enfrentará a categoria LMP2 das 24 Horas de Le Mans de 2023 com dois pilotos Oreca 07-Gibson. Carro n. 35 será conduzido por Olli Caldwell, Andre Negrão e Memo Rojas, enquanto Julien Canal, Charles Milesi e Matthieu Vaxiviere conduzirão o carro nº. 36.