A gama do novo Volkswagen Virtus 2024 chegou com importantes inovações que o diferenciam bastante de seu antecessor e do Polo hatch, como estávamos acostumados. Parte de seu conceito inspirado no VW Santana EX, um sedã da década de 1990.
Outra das novidades mais importantes é a adição de um novo nível de equipamento superior chamado “Exclusive”, visando a um design luxuoso e a uma atmosfera de luxo. Para a ocasião, o Volkswagen Virtus aumentou suas dimensões para 4,56 metros de comprimento.
A distância entre eixos e a capacidade do porta-malas permanecem as mesmas, com 2,65 metros e 571 litros, respectivamente. A cor da carroceria Biscay Blue está disponível pela primeira vez, além de outras quatro opções disponíveis: Crystal White, Platinum Grey, Ninja Black e Sirius Silver.
Ver también: A Ford e o pacote de desempenho para as versões V8 da F-150
Volkswagen Virtus: apresentado na China com novos recursos
Enquanto aguardamos a chegada de sua renovação, o Volkswagen Virtus tem um novo irmão gêmeo. O sedã, que chega ao nosso país vindo do Brasil, apresentado na China com o nome de VW Lavida XR, um modelo fabricado no “Gigante Asiático” pela empresa local SAIC.
O Lavida é um Volkswagen Virtus, mas feito para o mercado chinês, pura e simplesmente. Esteticamente, ele é quase idêntico à atualização que o sedã apresentou no Brasil em março passado. As diferenças podem ser encontradas na grade (com padrão de favo de mel). Na entrada de ar localizada no para-choque (mesmo padrão de grade, mas com detalhes cromados), nas rodas de 16” (com desenho diferente) e na paleta de cores oferecida (com destaque para o turquesa).
Portanto, o interior do Lavida muito parecido com o do Volkswagen Virtus facelift. Os destaques são o painel de instrumentos digital de 8″ e a tela sensível ao toque de 8″ para o sistema multimídia. Ele é estofado com detalhes em turquesa, azul e cinza.
Contudo, do ponto de vista mecânico, o sedã é equipado com um motor de quatro cilindros de 1,5 L que gera 108 cv e 141 Nm de torque. A potência transmitida para o eixo dianteiro por meio de uma caixa de câmbio automática de seis velocidades.
Construído sobre a plataforma MQB A0-IN, o Lavida XR tem um comprimento de 4.561 mm e uma distância entre eixos de 2.651 mm. Sua capacidade de porta-malas é de 498 litros, um pouco menor que os 521 litros do Virtus.
Ver también: Mitsubishi Colt 2023: o gêmeo japonês do Renault Clio