A nova picape da Toyota baseada na Toyota Hilux, mas com uma proposta mais acessível.
Enquanto nos Estados Unidos continuam as especulações sobre a entrada da Toyota no segmento de picapes compactas (onde competem Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz), recentemente surgiu a informação de que em outras partes do mundo a marca pretende desenvolver uma nova picape posicionada abaixo da Hilux.
A informação antecipada pelo site sul-africano CarMag, embora até o momento não se saiba muito sobre ela. Tudo indica que a futura pick-up terá uma proposta mais acessível que a Hilux, mas mantendo várias características do expoente de sucesso que lidera vários mercados no mundo.
Ver también: Testando o Jeep Compass: Vale a pena adquirir o modelo?
Nova picape da Toyota
Leon Theron, vice-presidente de vendas e marketing da Toyota, confirmou que essa picape (cujo nome nem se sabe até o momento) manterá o chassi da Hilux e, portanto, terá tração traseira simples ou um sistema 4×4, que pode variar de acordo com a versão.
Segundo Theron, a nova picape da Toyota terá como objetivo atrair um preço competitivo. Embora, no momento, tudo indique que será um veículo exclusivo para o mercado sul-africano. Em outras palavras, n tem dada para sair nas regiões da América Latina.
Assim, aparentemente estamos diante de uma picape com chassi menor que o da Hilux e que será produzida na África do Sul, mais precisamente na fábrica de Prospecton, que atualmente é um dos locais onde a Hilux é fabricada. Portanto, faz sentido que as duas picapes compartilhem parte da mesma arquitetura.
Do jeito que está, a nova picape menor que a Hilux sai a partir de 2025 ou 2026. Com o objetivo principal de aumentar a participação da Toyota no continente africano. Resta saber se a marca decidirá então expandir os mercados para essa futura picape, que até agora era conhecida apenas como “mini Hilux”.
Qual é a nova picape da Toyota para competir com o Ford Maverick?
Nos últimos meses, vários gerentes da marca japonesa nos Estados Unidos expressaram sua intenção de entrar no segmento de picapes compactas. Que hoje parece ser um setor de mercado onde todos querem estar.
Em resumo, os rumores sugerem que a Toyota usa a plataforma TNGA do RAV4 para desenvolver uma picape com carroceria monobloco (ao contrário da fabricada na África do Sul) para enfrentar diretamente o Ford Maverick, que superou todas as expectativas no mercado norte-americano e é um sucesso de vendas.
Ver también: Novo Chevrolet Montana LTZ: a picape sonhada pelos brasileiros