O fundo de empreendimento corporativo da Stellantis anunciou um investimento na Lyton, uma fabricante de baterias com sede no Vale do Silício que desenvolveu novas baterias inovadoras de lítio-enxofre e também é pioneira em grafeno tridimensional.
Não está claro quanto a Stellantis Ventures investiu na Lyten, mas o que sabemos é que as baterias de lítio-enxofre da empresa não usam níquel, cobalto ou manganês. Isso reduz a pegada de carbono das baterias em aproximadamente 60% em relação às baterias de íon de lítio tradicionais. A Lyten também pode obter as matérias-primas para suas baterias na América do Norte e na Europa.
O que muda com o investimento da Stellantis?
Ver más: Mitsubishi Xpander: motor, interior y equipamiento
“Estamos muito satisfeitos que a Stellantis Ventures, como braço de investimento de risco de uma inovadora automotiva global, tenha demonstrado uma forte crença em nossa empresa e em nossos supermateriais descarbonizantes Lyten 3D Graphene™”, disse o presidente e executivo-chefe da Lyten, Dan Cook.
O inovador grafeno 3D de Lyten assume a forma de um supermaterial de descarbonização ajustável projetado a partir de gás natural. É significativamente mais quimicamente e eletricamente reativo do que o grafeno bidimensional tradicional. As baterias de lítio-enxofre da empresa e os materiais de grafeno 3D estão sendo produzidos inicialmente em um campus no Vale do Silício.
“Tendo visitado recentemente a Lyten junto com nosso CTO Ned Curic e nosso chefe da Stellantis Ventures, Adam Bazih, saímos impressionados com o potencial dessa tecnologia para ajudar a manter uma mobilidade limpa, segura e acessível”, disse o presidente-executivo da Stellantis, Carlos Tavares. “A plataforma de materiais da Lyten é um investimento fundamental para a Stellantis Ventures, em linha com nosso objetivo Dare Forward 2030 de acelerar a implantação de tecnologias inovadoras centradas no cliente. Especificamente, a bateria de lítio-enxofre da Lyten tem o potencial de ser um ingrediente-chave para permitir a adoção global de EV no mercado de massa, e sua tecnologia de material está igualmente bem posicionada para ajudar a reduzir o peso do veículo, o que é necessário para que nossa indústria represente o carbono líquido zero metas.”
A Lyten espera iniciar as entregas de suas baterias de lítio-enxofre e compostos 3D com infusão de grafeno para mercados especializados ainda este ano. Não está claro como a Stellantis vai usar essas baterias.