A Cadillac está adicionando outra arma elétrica ao seu arsenal de carros de luxo. A marca carro-chefe da GM confirmou que lançará uma versão movida a bateria de seu Cadillac Escalade SUV ainda este ano, chamada Escalade IQ.
O breve anúncio veio com apenas uma imagem teaser do emblema e nenhum detalhe técnico, embora os engenheiros da Cadillac certamente estejam implantando a bateria Ultium da GM e a tecnologia de motores, como visto no GMC Hummer EV, Chevrolet Silverado EV e no próprio Lyriq da Cadillac.
O que esperar do Cadillac Escalade IQ?
Ver más: Mitsubishi Xpander: motor, interior e equipamentos
Esses veículos são todos construídos em torno de uma plataforma EV dedicada, incluindo o Silverado, que também está disponível como uma picape movida a combustão que roda em uma arquitetura totalmente diferente do EV. E é a plataforma Silverado/Hummer BT1, uma versão reduzida do BT1 do Hummer, em vez da arquitetura BEV3 do Lyriq menor, que formaria a base do novo Escalade.
O Silverado mais potente gera 673 cv. Mas, dado o status do Cadillac no império da GM, não ficaríamos surpresos se o Escalade EV estivesse disponível com o motor triplo de 1.000 cv do Hummer.
O Slade elétrico para este ano
A marca já usa o selo de QI em veículos elétricos, embora no caso do Lyriq SUV e do sedã Celestiq ele esteja incluído no nome do veículo, em vez de adicionado. A empresa registrou os nomes Escalade IQ e Escalade IQL em 2021, o que sugere que está planejando versões elétricas das versões padrão e longa distância entre eixos do Escalade.
Essas variantes parecem constituir dois dos três novos veículos elétricos que a Cadillac prometeu anteriormente que veremos em 2023, enquanto o terceiro pode ser o Lyriq júnior que vimos testando recentemente. A marca já se comprometeu com uma linha somente de veículos elétricos até 2030.