A Kia acredita que poderia vender até 1 milhão de seus veículos elétricos de propósito específico (PBVs) em 2030, à medida que procura expandir sua presença de apenas um fabricante de automóveis para um importante player no setor de mobilidade.
Os PBVs planejados da empresa estão focados em serviços de entrega e táxi enquanto são feitos sob encomenda, permitindo que os clientes os ajustem para atender às suas necessidades. Os veículos serão sustentados por uma nova plataforma dedicada para PBVs elétricos e serão fabricados na nova fábrica da empresa em Hwaseong, na província de Gyeonggi, na Coréia do Sul.
Kia aposta em elétricos para o cotidiano
Ver más: O exclusivo Mercedes-AMG EQS 53 ainda mais esportivo
A Kia já destinou 1 trilhão de won (R$ 1,5 bilhões) para esta fábrica e planeja iniciar a produção no segundo semestre de 2025. Pretende produzir 150.000 PBVs no primeiro ano.
Nikkei Asia observa que um dos primeiros clientes PBV da Kia é a empresa de comércio eletrônico Coupang. Esses veículos serão modificados e equipados com apenas um assento do motorista, maximizando o espaço de carga. A Coupang os utilizará para transportar mercadorias refrigeradas e congeladas. A Kia também produzirá PBVs para a empresa de transporte CJ Logistics e planeja começar a procurar clientes nos EUA e na Europa.
Nova plataforma para este empreendimento
“Nosso objetivo é nos tornar a maior empresa do mundo no mercado de veículos de propósito específico”, disse anteriormente o executivo-chefe da Kia, Song Ho-Sung. Além dos 1 milhão de PBVs que planeja construir em 2030, a Kia pretende produzir 600.000 EVs de passageiros.
O primeiro PBV da marca será de médio porte baseado na nova plataforma ‘eS’. Ele será lançado em 2025 e foi desenvolvido para entrega, carona e transações business-to-business. Após o lançamento deste modelo, a Kia mudará o foco para PBVs de grande porte que podem ser usados para logística, entrega de alimentos frescos, ônibus com vários assentos e escritórios e espaços móveis. Também está trabalhando em PBVs de pequeno porte e robotáxis de médio porte.