A Stellantis está planejando produzir Fiat Titano no Brasil e esses dois modelos parecem ser os principais candidatos. Será que isso acontecerá em 2024?
A Fiat confirmou o nome da picape média (segmento C) que será produzida na América do Sul e vendida em diferentes mercados da região: Titano, inspirado na mitologia grega e no metal, um dos metais mais resistentes usados na indústria automotiva.
O Fiat Titano é precedido com Peugeot Landtrek, que, por sua vez, deriva do Kaicene F70, um modelo produzido pela chinesa Changan para o mercado asiático. Há muitos rumores sobre seu lançamento, que abordaremos a seguir.
Por enquanto, a única coisa que está 100% confirmada é que o Titano estará à venda no Brasil, um país onde a marca italiana é muito forte. Anunciado pela Stellantis, grupo ao qual pertencem a Fiat e a Peugeot.
Ver también: Toyota Yaris Cross, novo SUV produzido no Brasil, revelado
O Fiat Titano e o Peugeot Landtrek
No Brasil, o Peugeot Landtrek deveria sair em 2022 e depois em 2023, mas agora está em espera. “Não está confirmado nem descartado, mas ainda está sendo estudado”, disse a empresa francesa em janeiro deste ano.
Até onde sabemos, há uma grande probabilidade de que a Stellantis fabrique uma nova picape média na fábrica de Ferreyra. E não será a Ram Rampage, que já foi confirmada para o parque industrial de Pernambuco, no Brasil.
Excluindo a Ram, os dois principais candidatos são o Fiat Titano e o Peugeot Landtrek. Pode ser um ou ambos, como é o caso da Renault Alaskan e da Nissan Frontier.
Para a Peugeot, por enquanto, faria muito mais sentido fabricar o Landtrek e não importá-lo do Uruguai. Nosso país é um terreno fértil para picapes e, além disso, poderia evitar as fortes barreiras de importação que o setor sofre.
Para a Fiat, por outro lado, seria fundamental competir em um dos segmentos mais quentes do mercado. Após o sucesso comercial da Toro, a empresa italiana está buscando se posicionar entre modelos históricos como a Toyota Hilux, a Ford Ranger e a Volkswagen Amarok, entre outros.
Oficialmente, Stellantis ainda não confirmou isso, mas acreditamos que não devemos nos surpreender se nos próximos meses uma nova picape anunciada para produção na fábrica no Brasil, que está atualmente em operação graças ao alto volume do Fiat Cronos, o veículo 0 km mais vendido.
Ver también: Hyundai estaciona sem baliza: o elétrico da marca traz novidades