Hyundai estaciona sem baliza: o elétrico da marca traz novidades

A Hyundai estaciona sem baliza, pois desenvolveu um sistema no qual suas rodas giram de forma a simplificar uma das tarefas que muitas vezes nos causa mais de uma dor de cabeça.

Todos nós sabemos que, em nossos primeiros passos como motoristas, uma das manobras mais difíceis de fazer é a baliza. Pode até acontecer de anos se passarem e ainda acharmos difícil colocar nosso veículo entre dois outros veículos em uma vaga sem muito espaço, o que nos leva, por exemplo, a perder tempo procurando uma vaga maior.

Parece que os problemas de deixar seu carro na rua ou em uma garagem pequena estão prestes a acabar. É isso que a Hyundai está buscando, e desenvolveu um sistema que permite estacionar o carro apenas deslocando-o lateralmente. Vamos ver do que se trata e depois nos conte o que achou.

Confira Também: Aston Martin DB está chegando

Sistema Hyundai e-Corner: estacione sem baliza

O Hyundai Mobis, departamento de tecnologia da montadora sul-coreana, desenvolveu o e-Corner System, que permite que o carro se mova para os lados. Isso não é tudo, pois ele também permite que o veículo se mova apenas na parte traseira, em seu próprio eixo e até mesmo na diagonal.

Como isso funciona? Por meio de um motor elétrico em cada roda, que permite que as rodas girem 90º para um lado ou para o outro. Assim, no que a marca chama de “direção de caranguejo” (emulando o movimento lateral do crustáceo ao caminhar), o veículo pode se posicionar próximo a uma vaga de estacionamento livre, girar as rodas e ocupá-la movendo-se lateralmente.

Hyundai estaciona sem baliza

Se a vaga de estacionamento for perpendicular ao carro, ele poderá girar apenas as rodas traseiras. Movê-las sobre o eixo dianteiro, permitindo que se posicione perfeitamente para estacionar. Como resultado, as manobras e o tempo que leva para executar essa ação ficam consideravelmente reduzidos.

O movimento sobre o próprio eixo do carro é realizado com as rodas giradas em 45°,. Com as rodas traseiras apontando para fora e as rodas dianteiras apontando para dentro, de modo que o veículo faça um giro completo sobre si mesmo. 

Por fim, no rolamento diagonal, todas as quatro rodas giram em 45°, mas todas apontando para o mesmo ponto. Feiro para? Para ultrapassar um veículo que está mudando de faixa, por exemplo.

Confira Também: 4Ever Trophy: Um conceito EV corajoso da Renault

imagen de precarga
Cargando...