Fatores como o gasto inicial e o custo de uso significam que o ponto em que compensa ter cada tipo de carro é muito diferente, sendo assim qual a quilometragem de um carro econômico?
O setor automobilístico atual está mais diversificado do que nunca. Uma ampla gama de tecnologias está disponível para qualquer comprador: combustão tradicional, gás, eletrificação de vários tipos e carros elétricos.
Diante de tantas opções, pode ser difícil decidir entre um tipo de carro ou outro. Mas analisar a relação custo-benefício de cada um pode ser uma boa maneira de tomar uma decisão.
Ver también: O exclusivo Mercedes-AMG EQS 53 ainda mais esportivo
Quilometragem de um carro econômico, quanto precisa percorrer?
A Organização de Consumidores e Usuários (OCU) realizou um estudo comparativo dos diferentes tipos de tecnologia para concluir quantos quilômetros um veículo se paga em comparação com um modelo a gasolina, o tipo de carro mais barato. A OCU levou em conta o custo de um carro com cada uma delas e o custo do combustível por 100.000 quilômetros.
A organização assumiu que os modelos a GLP sempre funcionam com gás e que, no caso dos híbridos plug-in. Eles funcionam 70% do tempo com eletricidade e 30% com gasolina.
Assim, a primeira conclusão é que, a longo prazo (10 anos ou mais), o carro a gasolina acaba sendo o mais caro devido aos custos de combustível envolvidos. A segunda é que o GLP é o que se amortiza mais rapidamente, embora seja necessário rodar sempre com gás. Pois o uso de gasolina atrasaria ainda mais o tempo de amortização.
E a terceira é que tanto os híbridos plug-in quanto os veículos elétricos, embora impliquem um desembolso significativamente maior, são amortizados ao longo do tempo, porque seu custo de uso é o mais baixo.
Ver también: Ferrari atinge € 53 bilhões em valor de mercado