Corvette Z06 GT3 tem estreia marcada para 2024

Intimamente relacionado ao Corvette C8.R, o Corvette Z06 GT3.R acaba de ser revelado no Daytona International Speedway antes da corrida de resistência de 24 horas deste fim de semana. Um carro de corrida focado em equipes clientes, o novato fará sua estreia nas pistas em 2024.

Corvette Z06 GT3 tem estreia marcada para 2024
Corvette Z06 GT3

Veja mais: BMW M3 CS 2023

A divisão Competition Motorsports Engineering da montadora de Detroit colaborou com a Prat Miller Engineering para este carro de corrida, projetado especificamente para a classe GT Daytona Pro do IMSA SportsCar Championship. O C8.R está atualmente rodando nesta classe contra nomes como Porsche 911 GT3 R, Lexus RC F GT3, Aston Martin Vantage AMR GT3, Ferrari 296 GT3, Lamborghini Huracan GT3, AMG GT3, BMW M4 GT3 e Acura NSX GT3 .

Especificações para Corvette Z06 GT3:

Baseado no Z06 de estrada, o Z06 GT3.R começa a vida em Bowling Green, em Kentucky. O chassi de alumínio é então enviado para a Pratt Miller Engineering em Michigan, onde uma gaiola de proteção é soldada na placa de base. Equipado com rodas dianteiras e traseiras de 18 polegadas em comparação com 20s e 21s para o modelo de produção, o carro de corrida GT3 está equipado com triângulos duplos na frente e atrás. Os slicks Michelin também são apresentados, juntamente com os freios AP Racing.

A máquina construída especificamente usa molas e amortecedores de nível esportivo e um pacote aerodinâmico específico para GT3 desenvolvido em colaboração com o GM Design Studio. O pacote inclui um difusor aerodinâmico de fibra de carbono que direciona o ar da frente do veículo para a traseira para melhorar a estabilidade.

O downforce é ótimo e tudo, mas um carro de corrida sem resfriamento adequado está fadado a perder. As entradas na frente do Z06 GT3.R coletam ar para os freios dianteiros, enquanto a grande abertura do capô extrai o ar depois que ele se move sobre o radiador. Os dutos de ar laterais resfriam os freios traseiros, o motor e o travesti.

Como esperado de um piloto de resistência, o V8 de 5,5 litros neste sujeito é um pouco diferente do LT6 no Z06. É um desenvolvimento do motor DOHC de virabrequim plano no C8.R e, sim, os motores GT3.R e C8.R também começam a vida em Bowling Green. Muitas peças são compartilhadas com o LT6, incluindo o virabrequim plano, injetores de combustível, cabeçotes, bobinas, juntas, bielas e alguns sensores.

Diferenças para os modelos de produção:

De acordo com os regulamentos do GT3, o carro de corrida emprega uma transmissão sequencial com seis marchas à frente. Acredita-se que a transmissão fornecida pelo Xtrac seja compartilhada com o C8.R. Semelhante ao modelo de produção, é uma transmissão, o que significa que o eixo de saída está conectado diretamente ao diferencial traseiro. Mas ao contrário do modelo de produção, este apresenta uma embreagem.

A General Motors pretende inscrever até quatro carros de corrida GT3.R no IMSA WeatherTech SportsCar Championship de 2024, dividido entre as equipes GTD Pro e GTD. Dois carros competirão no FIA WEC. A General Motors também avalia o GT World Challenge America e o Intercontinental GT Challenge.

preloader image
Carregando...