Você pode se divertir muito vivendo no paraíso, porém esse sonho para seu carro pode ser um pesadelo. Veja agora mesmo dicas sobre como cuidar do carro mesmo morando na praia.
Para aqueles que vivem em algum lugar paradisíaco, é muito provável que ao final de uma semana de trabalho se trate praia e sol, enquanto que infelizmente seu carro vive sob o sol inclemente e a umidade costeira, carregado pela brisa salgada úmida, inimigos silenciosos de absolutamente tudo que compõe um carro, desde a pintura até o chassi.
Como cuidar do carro morando na praia
Esta brisa que é tão agradável para nós, se muda para as cidades costeiras por via aérea e se você pensa que por viver “longe” da praia seu carro está seguro, lamento dizer-lhe que não está; porque esta brisa carregada de sais e alguns sulfatos podem viajar até 5 quilômetros!
A praia danifica seu carro?
Mas qual é o verdadeiro dano que a umidade ou os sais podem causar a um carro?
- Corrosão prematura: É como um câncer em metal, chapa ou chassi. Basta uma rachadura na pintura para que a chapa exposta caia lentamente vítima de ferrugem.
- Chassis enferrujados: Um dano comum em automóveis residentes na costa. Enquanto dirige, o carro recolhe toda a sujeira do asfalto e, em uma área costeira, adivinhe o que inclui todo esse lixo? O chassi pode passar um mau bocado se não for mantido.
- Sistema elétrico: As baterias são as primeiras vítimas. Depois vêm os cabos que, tendo perdido seu revestimento original, a umidade e a ferrugem corroem gradualmente os arneses, conectores, terminais, etc.
- Peças metálicas: Não são apenas os componentes como amortecedores, barras, buchas e até mesmo discos de freio que sofrem. Também peças como dobradiças, placas ou pinos podem começar a apresentar ferrugem prematura.
O que fazer?
Não é o fim do mundo, mas pode se tornar uma grande dor de cabeça se você não tomar os cuidados necessários:
1. Lave seu carro pelo menos uma vez por semana. Use sabões, panos especiais e, se possível, uma boa hidrolavagem que com pouca água gere uma boa pressão para o enxágue.
2. Tente encerar o carro uma vez por mês. Isto dará à carroceria uma camada extra de proteção contra os elementos. De preferência, dirija-se a um profissional e certifique-se de utilizar produtos especializados para este fim, como resinas, polidores, ceras ou cerâmicas.
3. Leve o carro para ser lavado e lubrificado. Coloque um alarme em seu telefone para lembrá-lo a cada três meses, especialmente durante a estação chuvosa. Com isso você ajuda o chassi e os metais em geral a se manterem saudáveis.
4. Se você foi de férias para a praia, será essencial realizar pelo menos os pontos 2 e 3.
No caso de veículos mais recentes, o risco é “reduzido” um pouco, dadas as técnicas de montagem e o tratamento dos materiais. Mesmo componentes como funis ou plásticos foram desenvolvidos para permanecerem intactos em qualquer tipo de clima, mas cada pedacinho ajuda, portanto, não seja muito confiante. Lembre-se de que o bom estado geral de seu carro mantém seu valor de revenda e lhe poupará custos extras.
Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre carros da internet.