O óleo é um elemento chave em um carro ao qual muitos motoristas geralmente não prestam tanta atenção como deveriam. Renová-lo nos intervalos certos é algo que só pode beneficiar o carro, então é uma boa ideia saber quando é necessário fazê-lo. Com que frequência o óleo de um carro a gasolina deve ser trocado? Vem conferir tudo conosco!
A primeira coisa a ter em mente é que o tipo de combustível usado no carro não tem influência na frequência com que o óleo precisa ser trocado: não faz diferença se o carro é um motor a gasolina ou a diesel.
Com que frequência o óleo de um carro a gasolina deve ser trocado?
- Se o carro tem mais de 15 anos, o óleo deve ser trocado a cada 10.000 quilômetros.
- Se o carro tiver menos de 15 anos, o óleo deve ser trocado a cada 15.000 quilômetros.
Deve-se notar também que, como regra geral, recomenda-se que o óleo seja trocado a cada 15.000 quilômetros ou a cada ano, o que ocorrer primeiro em cada caso.
Mas qual é a razão desta diferença de tempo/quilômetro entre carros velhos e novos? Isso se deve ao tipo de óleo utilizado em ambos.
Os carros mais antigos tendem a usar óleos minerais ou semi-sintéticos, que têm menos aditivos e uma vida útil mais curta, por isso se desgastam mais cedo e precisam ser substituídos com mais frequência para manter o bom desempenho do carro.
Os carros modernos usam óleos sintéticos com mais aditivos, são mais refinados e são capazes de lubrificar e proteger o motor por períodos mais longos de tempo e uso, portanto, precisam ser trocados com mais frequência.
Deve-se ter em mente também que estas são diretrizes gerais e são a norma, mas que cada marca pode recomendar intervalos diferentes, por isso é importante verificar o que cada fabricante especifica.
Trocar o óleo do seu carro
Antes de tudo, o tipo de óleo a ser usado em seu carro. Este é outro aspecto importante: nem todos os óleos são adequados para todos os carros e, neste aspecto, é importante se o veículo é diesel ou gasolina. Aqueles que usam este último têm uma densidade menor do que aqueles que usam este último.
Isto é algo que pode ser verificado olhando para a embalagem de óleo. Motores a gasolina normalmente usam 0W-20 e motores a diesel usam 5W-30. A primeira parte da nomenclatura indica sua viscosidade a baixas temperaturas e a segunda parte indica sua viscosidade a altas temperaturas, entre 100 e 150 graus Celsius.
Contudo, é aconselhável verificar qual óleo o fabricante recomenda e, quando for fazer uma revisão completa, é melhor usar apenas o óleo indicado pela marca.
Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre carros elétricos da internet.