O fim da linha para a geração FK8 do tradicional Civic Type R é oficialmente anunciado pela Honda. Assim, após ter o lançamento lá em 2017, não aparece mais no catálogo da montadora no Reino Unido.
Com a produção encerrada desde julho desse ano, a geração FK8 já tinha seus dias contados. Assim, a Honda confirma a descontinuidade de uma das versões mais famosas do Civic Type R.
O novo modelo do civic type R ainda não possui um local para produção, já que a fábrica até então usada foi vendida recentemente. Com isso, duas possibilidades acabam entrando na jogada:
A construção na fábrica do Indiana, com o civic hatchback, ou a fábrica no Japão, já que é de lá que vem os carros com destino ao Reino Unido. Afinal, no Japão a produção ocorre já com os volantes à direita, padrão do país de destino.
Para as próximas versões, o que se sabe é de uma atualização do motor, que hoje apresenta 316 bhp turbo com 2 litros de 4 cilindros. Além disso, chega a uma velocidade máxima de 160 mph (ca. 257 km/h).
Apesar das sugestões de trem de força híbrido para o próximo tipo R, o que o deixaria semelhante ao do supercarro NXS e com tração nas quatro rodas, não é o mais esperado hoje. Pois, o modelo não se enquadra nos chamados carros convencionais da montadora.
O plano da Honda é deixar 100% das peças com motor elétrico até 2022. Entretanto, não deve englobar carros como o civic R, exatamente por não ser um dos grandes nomes. Ou seja, no final das contas, a parcela de vendas é muito baixa.