A GM anunciou no início deste ano que o Chevy Bolt seria descontinuado até o final deste ano, com o Chevrolet Equinox EV assumindo seu lugar como o EV mais acessível da linha da GM. Nesse ínterim, a CEO Mary Barra mudou de ideia e anunciou que o Bolt teria um sucessor construído com a tecnologia Ultium.
Outrora um pária do mundo EV por causa de suas baterias explodindo, o Chevrolet Bolt se tornou um improvável best-seller depois que a produção foi retomada no ano passado. As sucessivas reduções de preços tornaram-no no carro elétrico mais acessível do mercado, o que explica o seu sucesso. Ainda assim, apesar desse surpreendente sucesso tardio, o Chevrolet Bolt não pode escapar de seu destino. Utiliza tecnologia milenar, que possui custos de produção mais elevados. Além disso, a GM já fez outros planos com sua fábrica em Lake Orion.
Chevrolet Bolt atrapalharia a produções de EVs:
Veja mais: Toyota Camry 2024: O sedã médio mais vendido da América
É por isso que ninguém ficou surpreso quando a GM anunciou que o Bolt seria morto no final de 2023. A GM pretende reequipar a fábrica Orion Assembly para construir picapes elétricas baseados na plataforma Ultium, e o Bolt só atrapalharia. Enquanto o Bolt teve que ir, o momento não poderia ser pior para a GM. Seus EVs baseados em Ultium são produzidos em números muito limitados que nem contam como produção em série. Enquanto isso, o Chevy Bolt vendeu mais de 33.000 unidades até o primeiro semestre de 2023.
O sucesso fez Mary Barra reconsiderar a decisão de descontinuar o Bolt. Em um podcast do NPR Marketplace no mês passado, o CEO da GM deu a entender que o Bolt poderia retornar como um EV baseado em Ultium sem oferecer mais detalhes. A plataforma Ultium permitiria à GM reduzir os custos de produção em 40% em relação ao atual Bolt, revelou Barra. Um mês depois, o renascimento do Bolt é oficial, como Barra anunciou durante a teleconferência de resultados do segundo trimestre.
O que sabemos sobre o novo modelo?
O CEO da GM lembrou a todos que os clientes adoram a minivan/crossover elétrico e que a decisão de construir um Bolt renovado permitiria à GM manter o ímpeto. Não seria um modelo completamente novo, pois Barra disse que seria mais barato em comparação com um programa totalmente novo, com “despesas de engenharia e investimento de capital significativamente menores”. Basicamente, o novo Bolt será uma atualização do modelo atual com tecnologia de bateria e motor Ultium e plataforma de software Ultify.
A GM não forneceu detalhes sobre tempo, local de produção ou informações técnicas sobre o novo Bolt. Ainda assim, deve manter seu preço acessível, principalmente porque será posicionado sob o Equinócio EV. Com a tecnologia Ultium, a GM deve oferecer velocidades de carregamento DC mais rápidas do que os atuais 50 kW, sendo esta a reclamação mais importante daqueles que compram o veterano EV. A plataforma de software Ultify também deve trazer novos recursos para o cockpit. No entanto, é improvável que a GM transforme o Bolt em um veículo definido por software.