O mercado chinês há muito tempo é uma referência para a mobilidade elétrica. Foi (e continua sendo) o país que registra o maior número de carros plug-in. Mas, como diz o ditado, nem tudo que reluz é ouro, e esse aumento nas vendas tem uma razão e uma consequência. Ambas explicam o motivo dos cemitérios de carros elétricos que estão sendo criados na China.
O governo chinês tem sido um dos mais firmemente comprometidos com a mobilidade de emissão zero. Com a aprovação de auxílio para a fabricação e venda desse tipo de veículo tão interessante.
Veja Também: Volkswagen ultrapassa 1.000.000 de veículos elétricos
Cemitérios de carros elétricos
Antes de tudo, nas redes sociais estão viralizando com um vídeo do youtuber Wilston Sterzel no qual milhares de carros elétricos são armazenados em enormes campos.
A maioria desses veículos está registrada, o que pode levar a pensar que eles estão lá esperando para serem transferidos para o local onde serão recolhidos por seus proprietários. Mas, na realidade, não há ninguém esperando por eles.
As imagens do vídeo filmadas na cidade de Hangzhou, capital de Zhejiang. A data exata é desconhecida e o youtuber afirma que há mais de 10.000.
Eles dizem que a razão pela qual milhares de carros elétricos, registrados e pouco usados, armazenados em enormes terrenos baldios apelidados de cemitérios de carros elétricos é porque os fabricantes sediados no país asiático precisam cumprir determinadas cotas de fabricação para receber ajuda.
Parece que o truque para não ficar sem os pesados subsídios do governo é fabricar carros e registrá-los mesmo que não haja ninguém disposto a comprá-los.
Contudo, curioso que todos os carros que aparecem nas imagens pintados de branco. (Imaginamos que seja a cor mais barata); por marcas, uma das mais presentes, a BYD.
Veja Também: Musk confirma investimento na Índia