Não faltam carros de Fórmula 1 multimilionários com proveniência interessante à venda ultimamente, e a tendência não mostra sinais de desaceleração. Está sendo oferecido pela Gooding & Company em sua próxima venda em Amelia Island e deve render entre R$ 15 milhões e R$ 20 milhões. Uma quantia significativa para um carro, mas é não é qualquer carro. Se trata do primeiro Gurney Eagle de apenas quatro F1 Eagles já construídos.
Veja mais: Novo Cupra Formentor VZ Tribe Edition: Confira Tudo
Dan Gurney, que passou pela cena Hot Rod da Califórnia nos anos 50, caiu no automobilismo global e correu como piloto da Ferrari, BRM e Shelby American. Grandes corridas também, abrangendo não apenas a F1, mas também a resistência, com passagens por Le Mans e Sebring.
A lenda da F1:
Ele se juntou a Carroll Shelby para formar a equipe ‘All American Racers’ para construir pilotos de F1 e IndyCar e persuadiu o designer do Lotus 38 (o inglês Len Terry) a construir um carro de F1 totalmente novo. É isso que você está vendo: chassi 101, repleto de seu motor Coventry Climax de 2,7 litros e quatro potes.
Depois de ser pilotado por Gurney, Phil Hill e Bob Bondurant, foi vendido para um piloto canadense chamado Al Pease em 1967, que participou de 10 corridas, incluindo os GPs canadenses de 67, 68 e 69. Depois disso, foi para o colecionador de F1 Tom Wheatcroft, onde ficou em exibição por 38 anos.
Um belo carro restaurado
Após o período ocioso, foi comprado novamente em 2009 e submetido a uma restauração “simpática”, juntamente com uma reprodução do motor CC de 2,7 litros que foi instalado para melhor preservar a unidade original de 66. Isso ainda será colocado à venda, lembre-se, porque a Bonhams considera que este carro “está entre os carros americanos mais importantes de sua geração”.
Pelo menos até a próxima semana, quando outro carro multimilionário de F1 for colocado à venda.