Temos visto que no mundo automotivo existem diferentes tipos de portas, além das convencionais. Aqui destacamos algumas delas, tais como carro com portas de gaivota, portas de tesoura ou portas de borboleta.
Todos eles têm sua versão de uma abertura diferente, e diferente das normais. Sua complexidade e alto custo destacada, que eles só são encontrados em um grupo de carros que geralmente são exclusivos (e caros). Agora nós fazemos uma pergunta que é mais prática do que estética: como sair de carro com portas de gaivota em caso de acidente?
Carro com portas de gaivota, capotou, e agora?
Para estabelecer um ponto de partida, vamos voltar aos anos 50 com o Mercedes-Benz 300 SL Gullwing, o “top” por excelência e um dos carros mais bonitos de todos os tempos. A verdade é que capotar com um carro assim pode ser um problema sério. Com os passageiros presos em seu interior. Afinal, as portas têm um sistema de dobradiças na parte superior do teto que seria evitado pelo peso do carro estar de cabeça para baixo. Naquela época, a segurança ficou em segundo plano e nada de mais aconteceu.
Entretanto, quando a Mercedes se propôs a fazer o SLS AMG e trazer de volta as asas da gaivota. Mais de meio século tinha passado e as prioridades eram diferentes. A segurança era uma obrigação e os engenheiros estavam preocupados que os passageiros não ficassem presos no caso de um acidente. Depois de realizar vários testes, concluíram que os explosivos eram a melhor opção. Mas não como nos filmes para explodir a porta completamente (e possivelmente ferir os passageiros). Mas de uma forma bastante sutil e controlada.
Como sair, métodos de segurança adicionados
Foi feito um sistema que consiste em pequenos parafusos explosivos na parte superior da estrutura da porta que explodem de dez a quinze milissegundos depois de detectar um rolo. Ao mesmo tempo, há puxadores que separam as portas para facilitar ao usuário empurrar a porta de dentro e sair do veículo.
Na Lamborghini moderna, uma solução igual. No entanto, o passado tenha sido colocado um martelo para quebrar o vidro ou era recomendado sair pelo pára-brisas, que podia ser quebrado para fora.
Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre carros 2023 da internet.