O BMW X4 está em meio a uma extensa atualização de gama. Nas últimas semanas e meses, modelos importantes como a Série 7 e o i7 elétrico foram lançados. E este frenesi de lançamentos não vai parar nos próximos meses e anos, pois a eletrificação está acelerando os planos da Bayerische e de outras marcas. Com tanta pressa, é natural que os planos que a certa altura pareciam ter sido feitos sejam alterados de imediato.
Como você sabe, a BMW e sua subsidiária Mini trabalham em uma nova plataforma modular para veículos térmicos e elétricos. Bem, nesta base, eles estarão desenvolvendo sua futura gama de veículos elétricos para aposentar definitivamente a atual plataforma CLAR. E é aqui que a notícia chega: a próxima geração BMW X4 está alegadamente abandonando os planos de novos modelos.
Veja Também:
BMW X4 poderia abrir caminho em 2026 para o iX4 elétrico desenvolvido na plataforma Neue Klasse
De acordo com Bimmer Post e BMWBLOG não haverá um novo X4. A geração atual estreou há quatro anos e, embora já estivessem trabalhando em um sucessor, eles o cancelaram. De acordo com ambas as fontes, o hipotético X4 tinha código de desenvolvimento interno G46 e estava equipado com motores ICE. Mesmo assim, o departamento comercial da marca detectou baixa demanda, tornando o projeto financeira e tecnicamente inviável.
No entanto, eles detectaram a demanda por uma versão elétrica chamada iX4. Na verdade, diz-se que já teria um código interno, NA7, e entraria em produção a partir de novembro de 2026. O centro escolhido é o localizado em Debrecen e a base sobre a qual seria baseado seria o Neue Klasse que já mencionamos. Mas ainda há mais, pois se diz que seria equipada com baterias Gen6 redondas com as mais recentes células prismáticas.
No entanto, não há confirmação oficial de que a BMW X4 desaparecerá como a conhecemos. Mas é um fato que a eletrificação está avançando inexoravelmente e os fabricantes têm que adaptar suas gamas. Entretanto, não podemos ignorar o fato de que este “cancelamento” afetaria apenas o X4 e não afetaria o outro irmão na faixa, o X3. Por enquanto, este último está vivendo com seu alter-ego elétrico, embora a médio prazo, também terá que dizer adeus.
Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre carros da internet.