Com uma pequena diferença de nome, saindo de Audi e-tron para Audi Q8 e-tron, a montadora anuncia o novo modelo para 2026. Assim, a versão atual do e-tron ainda deve estar nas lojas até lá, com uma nova versão ainda em 2023.
O local da mudança é a fábrica da Audi na Bélgica, onde hoje o e-tron é construído. Dessa forma, uma nova versão surge em 2023, chamada de facelift, para só então ser descontinuado.
A expectativa é de que saia de linha por volta de 2026, ano previsto para a estreia do Audi Q8 e-tron. A decisão ocorreu a poucos dias e comunicada pelo CEO.
O Q8 faz parte do novo propósito da montadora que é se tornar uma empresa com emissões zero em todos os seus veículos. Sendo assim, o e-tron não deve ser o único a deixar as lojas para dar lugar a sucessores elétricos.
Falando do novo modelo, o Q8 vem com a mesma base da atual versão, com a diferença de apresentar duas opções de motor: a combustão ou híbrido. Entretanto, a expectativa é de que a opção a combustão nem chegue a aparecer por aqui, por isso o nome de Q8 e-tron.
Ao que tudo indica, a nova plataforma será a mesma do Macan e do Q6 e-tron já a partir de 2022. Com isso, o A6 e-tron também entra na mesma plataforma em 2023.
A escolha por essa plataforma é uma mudança considerável pensando que até então, a SSP era a plataforma oficial para as marcas premium. Aliás, a SSP foi desenvolvida pela própria Audi junto com a Porsche.