A Volkswagen vai criar uma fábrica de baterias

Primeiramente, a Volkswagen vai criar uma fábrica de baterias! Confirma que irá adiante com o projeto de construção de uma fábrica de baterias para carros elétricos em Sagunto, Valência. A empresa alemã aceita os quase 400 milhões de euros de auxílio estatal do PERTE VEC para realizar um projeto que estava na corda bamba devido à falta de fundos.

Nas últimas semanas, o futuro de um projeto muito importante para a indústria automotiva espanhola havia sido posto em questão. Sendo assim, o Grupo Volkswagen afirmou à imprensa que estava considerando cancelar o projeto de construção de uma fábrica de baterias para carros elétricos em Sagunto, Valência. Uma mudança de posição causada pela falta de financiamento para o projeto por parte das autoridades públicas.

Portanto, e depois de muita incerteza, a situação mudou radicalmente e foi confirmado que a Volkswagen está prosseguindo com a construção da fábrica de baterias em Sagunto. A empresa alemã aceitou os quase 400 milhões de euros em auxílios estatais da PERTE VEC (Projetos Estratégicos para a Recuperação e Transformação Econômica do Veículo Elétrico e Conectado). Estes fundos permitirão a criação deste centro de produção.

Veja Também: O próximo Volkswagen ID.3 X será um SUV 100% elétrico

10 bilhões de euros de investimento

Antes de tudo, Wayne Griffiths, Presidente da SEAT, emitiu uma declaração sobre a decisão tomada pelo Grupo Volkswagen: “Hoje é um dia histórico para todos nós. Sendo assim, estamos dando um passo estratégico: SEAT S.A., o Grupo Volkswagen, a PowerCo e as empresas do futuro: o projeto Fast Forward aceitou a resolução PERTE VEC e juntos investiremos 10 bilhões de euros na Espanha”.

Volkswagen vai criar uma fábrica de baterias

O auxílio estatal incluído no PERTE VEC ascende a 397,4 milhões de euros. Todavia, o alto executivo da SEAT indicou que este é o “primeiro passo”. E que agora é preciso trabalhar para encontrar soluções para desenvolver um plano ambicioso para realizar o processo de eletrificação da indústria automotiva na Espanha.

Griffiths também lembrou que a SEAT será responsável pela fabricação dos novos pequenos carros elétricos do Grupo Volkswagen. Portanto, estes modelos serão comercializados sob as marcas CUPRA, Skoda e Volkswagen. Tudo será baseado na pequena variante da plataforma MEB do Grupo Volkswagen. A chegada desses modelos gerou uma grande expectativa devido ao preço-alvo de venda estabelecido pelas três marcas.

Volkswagen vai criar uma fábrica de baterias

Contudo, o Grupo Volkswagen também enfrentará o grande desafio de eletrificar seus locais de produção de veículos em Martorell (Catalunha) e Pamplona (Navarra). Griffiths também garantiu que este plano de transformação ajudará a criar milhares de novos empregos. “Este plano impulsiona a transformação de nossa indústria e vai ajudar a criar milhares de novos empregos e manter a competitividade do país”. A aceitação do PERTE pelo Grupo Volkswagen e pela SEAT S.A. é um sinal de seu firme compromisso com a Espanha e com a Europa”.

Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre carros da internet.

preloader image
Carregando Leilões...