E-VTOLs seriam os carros voadores? Podem transportar passageiros rapidamente e com muita eficientemente em comparação com o transporte terrestre convencional. E a concorrência no mercado de veículos voadores é menor, já que poucas empresas estão desenvolvendo seus próprios eVTOLs.
Volkswagen
Antes de tudo, a Volkswagen revelou recentemente seu primeiro protótipo de carros voadores de passageiros. A empresa quer ir para o setor totalmente elétrico até 2035 e está se preparando para abrir novos caminhos em conceitos de mobilidade individual sustentável.
Após intensa pesquisa, trabalho e desenvolvimento, a Volkswagen desenvolveu o modelo ‘V.MO’. Devido a sua cor distintiva preta e dourada, o protótipo inicial do eVTOL recebeu o apelido de “Flying Tiger” (Tigre Voador).
O Flying Tiger tem cerca de 11,2 metros de comprimento por 10,6 metros de largura e pode transportar quatro passageiros numa distância de 200 quilômetros sem um piloto. Além disso, o protótipo tem oito rotores para elevação vertical e duas hélices para voo horizontal.
No final deste ano, a Volkswagen realizará vários voos para otimizar, enquanto isso, um protótipo será submetido a mais testes durante o verão de 2023.
A Flying Tiger foi criada através de uma parceria entre a Volkswagen China, a empresa britânica de design Tangerine e a fabricante chinesa de aviação Sunward.
Hyundai
A divisão Urban Air Mobility (UAM) da Hyundai quer certificar seus carros voadores eVTOL para uso comercial nos EUA a partir de 2028.
Falando de seu conceito de cabine de cinco assentos, o interior é construído com fibra de carbono forjada. Utilizando a metodologia de design redutor que proporciona mais espaço para viagens.
O eVTOL alavancará as capacidades de aviação e certificação da Rolls-Royce e as tecnologias de célula combustível de hidrogênio e industrialização do Grupo Hyundai Motor.
O dispositivo transportará tanto passageiros quanto carga, terá uma tecnologia de propulsão que será CO₂ livre de emissões e deverá começar a operar em 2030.
O objetivo é combinar a tecnologia e a experiência da Hyundai em células a combustível de hidrogênio com propulsão elétrica.
Toyota
A Toyota define 2023 como o ano em que os usuários verão seus primeiros eVTOLs fabricados e projetados pela marca SkyDrive. Contudo, o veículo operado pelo piloto pode decolar e pousar verticalmente como um helicóptero.
Sendo assim, o modelo SD-03 com um design semelhante ao de um veículo terrestre tradicional. E tem quatro metros de comprimento e largura e dois metros de altura.
Contudo, sua estabilidade no ar se deve a duas hélices integradas em cada canto de seu desenho retangular, com cada uma destas peças respondendo a um motor.
Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre carros elétricos da internet.